Fechar
GP1

Política

Fundo bilionário: confira como votaram os deputados do Piauí

O Fundo Especial de Financiamento de Campanha vai usar dinheiro do contribuinte que deveria ser usado em outras áreas, para que os partidos políticos possam financiar as campanhas eleitorais.

Os deputados federais aprovaram na madrugada desta quinta-feira (05) uma das mais polêmicas propostas da Reforma Política, a criação de um fundo que irá usar dinheiro do contribuinte, na ordem de R$ 1,7 bilhão, para financiar as campanhas eleitorais dos políticos brasileiros.

Foram 233 votos favoráveis a proposta e 209 votos contra a criação do fundo. Entre os deputados federais piauienses, seis votaram a favor, foram eles: Júlio Cesar (PSD), Iracema Portella (PP), Assis Carvalho (PT), Maia Filho (PP), Marcelo Castro (PMDB) e Paes Landim (PTB).

Já os parlamentares que votaram contra foram: Átila Lira (PSB), Heráclito Fortes (PSB), Rodrigo Martins (PSB) e Silas Freire (Podemos).

  • Foto: GP1Deputados piauiensesDeputados piauienses

O Fundo Especial de Financiamento de Campanha vai usar recursos públicos que deveriam ser usados em outras áreas, para que os partidos políticos possam financiar as campanhas eleitorais. A estimativa é que o valor fique em torno de R$ 1,7 bilhão nas eleições de 2018.

Ficou determinado que 2% desse valor será igualmente dividido entre todos os partidos, 35% entre os partidos com pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, proporcionalmente aos votos obtidos por eles na última eleição para a Câmara dos Deputados, 48% entre os partidos na proporção do número de deputados na Câmara em 28 de agosto e 15% entre os partidos na proporção do número de senadores em 28 de agosto. A proposta agora segue para o Senado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.