Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí toma medidas para erradicar peste suína

Uma propriedade já foi interditada pelos órgãos competentes.

O secretário de Governo, Osmar Júnior, reuniu na manhã desta segunda-feira (8), no Palácio de Karnak, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para tratar das medidas emergenciais que estão sendo tomadas visando erradicar o foco de peste suína identificado na cidade de Lagoa do Piauí.

O foco foi localizado graças a uma investigação preventiva realizada pela Adapi, como parte do sistema de vigilância das doenças hemorrágicas dos suínos, em uma propriedade de criação extensiva de 13 suínos. “Foi verificada a ocorrência de mortalidade de sete leitões menores de três meses de idade e a presença de animais com sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores. É uma propriedade de subsistência, onde os animais eram criados soltos e a primeira ação foi a interdição da mesma”, explicou José Idílio Moura, fiscal agropecuário e gerente de Defesa Agropecuária da Adapi, acrescentando que é um vírus que afeta somente suínos e javalis e não atinge o ser humano.

No domingo (7), quatro equipes de veterinários foram até o município para efetuar o sacrifício e desinfecção das instalações e veículos das propriedades e fazer a erradicação do foco. As medidas tomadas incluem interdição da propriedade, controle do trânsito de animais, investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, sacrifício sanitário de todos os suínos do foco. “Será um processo contínuo que durará cerca de 30 dias ou mais, até ter a certeza de que o vírus foi erradicado", esclarece o fiscal agropecuário.

O Governo do Estado deverá decretar emergência sanitária e apresentar à Assembleia Legislativa projeto de lei que cria o Fundo de Defesa Agropecuária do Piauí. “Estamos acompanhando com especial atenção e tomando todas as providências para garantir a segurança sanitária do Piauí”, declarou Osmar Júnior.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.