Fechar
GP1

Piauí

Instituto Federal abre 3990 vagas para cursos técnicos no Piauí

Os cursos vão ser ofertados de três formas: integrada ao ensino médio; concomitante, para quem vai cursar, em 2020 e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), abriu nesta sexta-feira (20), mais de 3900 vagas para selecionar alunos para os cursos técnicos distribuídos pelos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Os cursos vão ser ofertados de três formas, sendo integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou está concluindo o ensino fundamental em 2019; concomitante, para quem vai cursar, em 2020, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

As opções de cursos com vagas abertas incluem áreas como Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Alimentos, Administração, Agropecuária, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática, Meio Ambiente, Vestuário, entre outras. No Campus Teresina Central, são três novos cursos: Agrimensura, Agroindústria e Meio Ambiente.

  • Foto: Davi Fernandes/GP1IFPI Central IFPI Central

Os interessados podem ser inscrever exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://selecao.ifpi.edu.br , de 27 de setembro a 28 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, pode ser feito até o dia 29 de outubro, apenas nas agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários do Banco do Brasil.

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade dos candidatos transexuais, travestis e transgêneros pedirem o uso de nome social. Para fazer a solicitação, é necessário preencher o requerimento específico, disponível no Anexo III do edital, e dirigir-se, nos dias 20 e 23 de setembro, ao Campus ao qual pretende concorrer levando os seguintes documentos: carteira de identificação de nome social, cópias de RG e CPF do candidato, e, caso seja menor de idade, autorização expressa e cópias de RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos oriundos da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 20 a 23 de setembro. Para isso o candidato deve preencher o requerimento no endereço https://selecao.ifpi.edu.br , anexando a documentação necessária e selecionando o Campus ao qual pretende concorrer. As solicitações passarão por análise e o resultado será divulgado no dia 26 de setembro.

A aprovação no processo de isenção não corresponde à inscrição no Exame Classificatório. Os candidatos que tiverem sua solicitação deferida deverão realizar a inscrição do tipo ISENTO para o Campus e curso que desejam concorrer.

Prova

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 24 de novembro, das 8h às 12h, horário local. Os centros de aplicação poderão ser consultados a partir do dia 18 de novembro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.