Fechar
GP1

Política

Janot denuncia Lula e Dilma ao STF por organização criminosa

Todos os envolvidos são do Partido do Trabalhadores (PT). A denúncia é baseada nas investigações realizadas na Operação Lava Jato.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou nesta terça-feira, 5 de agosto, ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci Filho, Guido Mantega, Edinho Silva e Paulo Bernardo, além da senadora Gleisi Hoffman e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, pelo crime de organização criminosa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ex-presidente Lula em TimonEx-presidente Lula

Todos os envolvidos são do Partido do Trabalhadores (PT). Segundo informações do G1, a denúncia é baseada nas investigações realizadas na Operação Lava Jato, onde o procurador Rodrigo Janot denunciou os acusados por formação de organização criminosa com o objetivo de desviar dinheiro da Petrobras.

Na última sexta-feira (1), foram denunciados vários membros do Partido Progressista pelo mesmo crime. A denúncia é com base em um inquérito de março de 2015 que investiga a participação de 39 políticos do PP, PT e PMDB, que teriam participado do desvio de vários recursos na estatal. O procurador decidiu fatiar a denúncia para os membros de cada partido, ficando uma denúncia relacionada apenas aos membros do PP, outro com membros do PT e mais duas com membros do PMDB do Senado e da Câmara.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRodrigo JanotRodrigo Janot

O procurador-geral Rodrigo Janot já havia afirmado que esse fatiamento tem como objetivo otimizar a investigação, por entender que eles se organizaram internamente para cometer crimes contra a administração pública. O ministro e relator da Lava Jato, Luiz Edson Fachin, ainda deverá notificar os acusados para que apresentem sua defesa e depois o caso irá para julgamento no Supremo, onde será decidido se rele vão ou não virarem réus.

Confira a íntegra da DENÚNCIA

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.