Fechar
GP1

Piauí

Justiça põe ex-diretora do HGV Fátima Garcêz no banco dos réus

O juiz determinou a expedição de mandado a ser cumprido por Oficial de Justiça para citação da ex-presidente para apresentar contestação no prazo legal de 15 dias.

O juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, recebeu a petição inicial da ação civil de improbidade administrativa e tornou ré a ex-presidente da Fundação Hospitalar de Teresina e ex-diretora do Hospital Getúlio Vargas, Maria de Fátima Carvalho Garcêz Oliveira. A decisão é do dia 23 de maio.

Segundo a decisão, “a prova documental anexada aos autos, se constitui em indicio veemente de ocorrência de ilícito administrativo perseguido pela Lei nº 8.429/92”.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/ GP1 Fátima Garcêz, diretora do HGVFátima Garcêz

O Ministério Público do Estado instaurou procedimento para investigar a contratação irregular de servidores para ocupar diversos cargos no âmbito da Fundação Hospitalar de Teresina e, em busca de informações, requisitou à então presidente uma lista contendo o nome de todos os servidores ocupantes dos cargos relacionados na referida fundação, com a discriminação do respectivo vínculo contratual, data de admissão e lotação.

Nesse contexto, o MP alegou que Maria de Fátima ignorou a requisição, embora lhe tenha sido concedido prazo razoável e após diversas reiterações dos ofícios. Para o órgão ministerial, a desobediência da denunciada traduz conduta dolosa, configurando ato de improbidade administrativa.

A ex-presidente apresentou defesa alegando que não recebeu pessoalmente os ofícios, motivo pelo qual entende-se ilegítima para responder a presente ação, a inexistência de causa de pedir e, no mérito, argumentou a inexistência de dolo e a não subsunção da conduta que lhe fora atribuída a qualquer tipo previsto na Lei de Improbidade.

O juiz determinou a expedição de mandado a ser cumprido por Oficial de Justiça para citação da ex-presidente para apresentar contestação no prazo legal de 15 dias.

Outro lado

A ex-diretoria do HGV, Maria de Fátima Carvalho Garcêz Oliveira não foi localizada pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.