Fechar
GP1

Política

Michel Temer afasta 4 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal

Caso os vice-presidentes não fossem afastados, o presidente Michel Temer teria que assumir quaisquer atos ilícitos cometidos pelos executivos.

Na tarde desta terça-feira (16) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que o presidente Michel Temer afastou por 15 dias 4 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal. Foram afastados: Antônio Carlos Ferreira (Corporativo); Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias); Roberto Derziê de Sant'Anna (Governo); e José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transformação Digital).

O afastamento se deu após o Ministério Público Federal de Brasília enviar uma recomendação de afastamento e demissão dos executivos. A recomendação foi enviada por Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de Fiscalização do Banco Central, para Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional.

Ana Paula também é presidente do Conselho de Administração da Caixa. Doze vice-presidentes são suspeitos de envolvimento em irregularidades investigadas pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

  • Foto: Raimundo Paccó/Framephoto/Estadão ConteúdoMichel Temer Michel Temer

A força-tarefa da Operação Greenfield investiga desvios em fundos de pensão de bancos e estatais. A PF e o MPF descobriram irregularidades no Fundo de Investimentos do FGTS e deflagraram uma nova operação, batizada de Sépsis.

Ainda em dezembro, procuradores da investigação enviaram uma recomendação à Presidência da República e à Caixa, solicitando a demissão dos 12 vice-presidentes por conta da investigação da PF.

No dia 8 de janeiro a Casa Civil e a presidência da Caixa rejeitaram a recomendação do MPF. Os procuradores enviaram um ofício para o presidente Temer afirmando que ele poderia ser responsabilizado por ilícitos que venham ser cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa.

Confira na íntegra a nota enviada pela Presidência:

O presidente da República, Michel Temer, determinou ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao presidente da CEF, Gilberto Ochi, que afastem os vice-presidentes do banco por 15 dias, prazo que terão para apresentar ampla defesa das acusações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.