Fechar
GP1

Política

Ministro ironiza argumento de Moro sobre abuso de autoridade

O juiz federal afirmou que uma Lei de abuso de autoridade poderia atrapalhar investigações. Gilmar Mendes por sua vez, questionou se seria preciso esperar um ano sabático para discutir o tema

Nesta quinta-feira (01), durante debate no Senado que trata sobre o pacote de medidas anticorrupção, especialmente, sobre o abuso de autoridade, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o juiz federal, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, divergiram alguns pontos.

  • Foto: Dida Sampaio/ Estadão Conteúdo Gilmar MendesGilmar Mendes

O juiz federal afirmou que uma nova lei de abuso de autoridade poderia atrapalhar investigações que estão sendo realizadas no momento. "Talvez não seja o melhor momento para deliberação de uma nova lei de abuso de autoridade, considerando o contexto que existe uma operação importante, não só a Lava Jato, mas várias outras ações importantes", afirmou Moro, que segundo a Folha de São Paulo, foi bastante aplaudido no final de sua fala.

Ele completou afirmando que a população pode não entender corretamente a proposta. “Não quero censurar o que faz o Senado. Mas o Senado pode passar a imagem errada à população brasileira”, completou Moro.

Gilmar Mendes, que discursou logo em seguida, ironizou o discurso de Moro. “Qual seria o momento adequado para discutir esse tema de um projeto que tramita no Congresso há mais de sete anos? Vamos esperar um ano sabático das operações? Não faz sentido algum", disse Mendes.

Ainda segundo a Folha de São Paulo, ao abrir a sessão, o presidente da Casa, Renan Calheiros, afirmou que a intenção não é intimidar autoridades, mas sim garantir o exercício da função.  “Tenha-se a santa paciência. Não se pune a autoridade, mas o abuso exatamente para garantir a autoridade. O projeto ainda é ameno, bastante ameno”, opinou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.