Fechar
GP1

Saúde

OMS afirma que jovens também são vítimas do novo coronavírus

Organização Mundial da Saúde afirmou que solidariedade entre pessoas e países é a chave para reduzir o avanço do coronavírus.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou nesta sexta-feira, 20, o papel dos jovens na luta contra a pandemia do coronavírus, que já atingiu 210 mil pessoas nos cinco continentes e deixou mais de 9 mil mortos.

"Vocês não são invencíveis. Esse vírus pode colocar você no hospital por semanas ou até matar. Mesmo que não fique doente, as escolhas que faz sobre onde ir podem fazer a diferença sobre a vida ou a morte de outra pessoa", afirmou. "A solidariedade é a chave para combater a covid-19, entre países e entre pessoas".

Em sua fala, Tedros destacou dados de vários países indicando que pessoas com menos de 50 anos estão sendo hospitalizadas. Ele também enfatizou que a OMS publicou guias sobre como lidar com a doença e sobre essa nova realidade, tanto para autoridades públicas como para indivíduos. "Aumentamos o acesso às orientações técnicas baseadas em evidências que os países e os profissionais de saúde precisam para salvar vidas".

O diretor-geral da OMS destacou ainda uma notícia positiva: a cidade de Wuhan, na China, onde o vírus começou a se espalhar, não teve casos novos de coronavírus na quinta. Foi a primeira vez que isso ocorreu desde o início da pandemia. "Wuhan dá esperança para o resto do mundo".

A entidade também orientou as pessoas a reduzirem o consumo de álcool, bebidas açucaradas e cigarros. Também recomendou que as pessoas se exercitem, cuidem de sua saúde mental e se informem por fontes confíaveis. "Durante esse período difícil, é importante continuar cuidando da sua saúde física e mental. Isso não só ajudará a longo prazo, mas também a combater a covid-19, se você chegar a ter".

Em sua mensagem, Tedros destacou que a doença tem crescido em países com sistemas de saúde mais fracos e com populações vulneráveis. "Essa preocupação agora se tornou muito real e urgente".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OMS alerta que jovens e crianças também morrem por coronavírus

Ministério da Saúde diz que Brasil tem 621 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.