Fechar
GP1

Política

Oposição vai pedir impugnação da chapa liderada por Wellington Dias

Alguns líderes da oposição, se reuniram na manhã desta quinta-feira para definir algumas metas que deverão ser adotadas a partir de 2019.

Alguns dos principais líderes da oposição do Piauí se reuniram na manhã desta quinta-feira (27) para confraternizar e iniciar as discussões para montar uma frente oposicionista para se contrapor ao Governo Wellington Dias (PT). Nos planos, está o ingresso de uma ação pedindo a impugnação da chapa liderada por Wellington que é composta pela vice Regina Sousa (PT) e pelos senadores, Ciro Nogueira Filho (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB).

O ex-governador Wilson Martins (PSB), que concorreu ao Senado nestas eleições, foi o porta-voz da medida e afirmou durante seu pronunciamento, que está convicto de que a chapa do governador será penalizada, segundo ele, por irregularidades que teriam sido cometidas no pleito deste ano.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Oposição reunidaOposição reunida

“Ação é robusta e trata de muita matéria. Muitas provas consistentes, de que eles tomaram a eleição com poder político e poder econômico. Com dinheiro apreendido, mas com aparelhamento do Ministério da Saúde. O Piauí recebeu R$ 180 milhões numa rubrica que foi aparelhada no final do ano passado. Há um contexto com muitos desmantelos. Eu acho que com a ascensão do [Sérgio] Moro para o Ministério da Justiça, será fundamental. Tenho aqui a esperança de que essa chapa majoritária será cassada, ou se não, será muito desgastada porque temos provas robustas de uma grande ação, e estou assinando junto com o Robert Rios, junto com o Luciano Nunes”, falou Wilson.

O anfitrião do encontro, o advogado Valter Alencar (PSC) também falou dos planos que foram previamente discutidos pelos políticos presentes ao evento.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Valter AlencarValter Alencar

“O ex-governador Wilson, o deputado Luciano, vão ajuizar uma ação de impugnação do mandato contendo provas materiais e robustas que existem no contexto da petição, a ser levada a juízo. Eu disse ao governador que gostaria de ler o processo, ver a materialidade daquilo que será ajuizado e dentro daquilo que eu entender que cabe essa ação, irei acompanhar. Mas primeiro, vou estudar o processo porque sei da seriedade que é uma petição na Justiça Eleitoral buscando exatamente o cancelamento do atual governador Wellington Dias”, disse o advogado.

Já o deputado estadual Dr. Pessoa (Solidariedade), afirmou que vai acompanhar todo o processo de discussões da oposição para que, no momento oportuno, decidir se vai participar do processo político de 2020 como candidato ou se ficará apenas acompanhando os fatos nos bastidores.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

“Estou aqui ouvindo bastante, aliás, é o que vou fazer muito. Estou com tudo em minha mente e em 2020, eu posso ser candidato a prefeito, a vereador ou a nada. O que acho é que deve haver uma sintonia verdadeira da oposição, sair da conversação e partir para a efetivação das ações. Em 2022, eu já sei que serei candidato ou a deputado federal ou a estadual. Se vai ter algo no plano majoritário pode ser que sim, mas, vai depender da conjuntura e se vai haver confluência de apoios verdadeiros em uma eventual disputa a senador ou governador. Tudo vai depender do cenário da época”, disse Pessoa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Luciano NunesLuciano Nunes

O deputado Luciano Nunes (PSDB) que se despende do mandato, já que optou por disputar o cargo de governador do Piauí ao invés de tentar a reeleição, disse que as conversas das oposições serão maturadas até a tomada das decisões mais efetivas. “Nós já estamos entrando com essa ação contra os desmandos da chapa eleita. Os indícios são robustos como, o desvio de recursos públicos, bem como outros objetos que serão alegados como prova material. O certo é que a oposição deverá se reunir para confrontar aquilo que não é benéfico para o nosso Estado”, ponderou Luciano.

NOTÍCIA RELACIONADA

Oposição quer impedir a posse de Wellington Dias e senadores

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.