Fechar
GP1

Buriti dos Lopes - Piauí

Padre é suspeito de abusar de adolescente em Buriti dos Lopes

Foram feitas diligências na casa do suspeito, e no local foram apreendidos um computador e pendrives, que foram posteriormente encaminhados para análise.

Um padre identificado por Paulo Jorge de Oliveira Viana está sendo investigado pela Polícia Civil, sob acusação de ter abusado de um adolescente. O caso aconteceu na cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. Ele foi afastado da função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.

Um agente da Polícia Civil informou ao GP1, nesta sexta-feira (10), que o padre está em prisão domiciliar. Foram feitas diligências na casa do suspeito, e no local foram apreendidos um computador e pendrives, que foram posteriormente encaminhados para análise. O inquérito está sob o comando da delegada Daniela Dinalli, da cidade de Cocal, e deverá ser concluído ainda hoje (10).

Conforme a delegada Daniela Dinalli, o inquérito foi repassado no início de janeiro e foi concluído hoje. “O padre presidiu a Paróquia de Buriti dos Lopes e abusou sexualmente de um coroinha. Ele está sendo investigado pelo crime de estupro de vulnerável cominado com causa de pena, porque ele tinha uma certa autoridade sobre a criança, que na época era uma criança de 13 anos de idade. O crime aconteceu há um ano e meio atrás”, afirmou.

“Houve um pedido de ajuda ao Conselho Tutelar porque a vítima estava tendo alguns problemas de agressividade, então o Conselho passou por todo o processo de assistência e assim foi descoberto que essa criança estava sendo abusada", complementou.

Ainda segundo a delegada, o padre encontra-se preso em regime domiciliar, na verdade foi substituído a pena privativa de liberdade por uma medida cautelar. Ele está recolhido na Diocese de Parnaíba.

Por meio de nota, a Diocese de Parnaíba, através do Bispo Dom Juarez Sousa da Silva, informou que decretou de imediato a suspensão do Pe. Paulo Jorge desde o dia 31 de janeiro de 2017 e o afastamento do mesmo do Ministério Sagrado, considerando a legislação canônica vigente.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DA DIOCESE DE PARNAÍBA

A Diocese de Parnaíba, na pessoa do seu Bispo diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva, vem, através desta nota, informar que ao tomar conhecimento, ainda que informalmente, de que havia denúncia e investigação contra o Pe. Paulo Jorge de Oliveira Viana, presbítero incardinado nesta diocese, decretou, de imediato, desde o dia 31 de janeiro do ano em curso, a suspensão do mesmo das funções sacerdotais ad divinis, e o seu afastamento do Ministério Sagrado, conforme a legislação canônica vigente.

A Igreja, Mãe e Mestra, prima pela verdade, e para tanto, coloca-se à disposição para colaborar com as autoridades civis, na busca da mesma, ciente de que “o tratamento do delito deve levar em consideração três atitudes: para o pecado, a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia, o tratamento”.

Que Deus nos conduza no caminho da verdade.

Parnaíba, 09 de fevereiro de 2017

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.