Fechar
GP1

Picos - Piauí

Paróquia inicia troca de piso da Igreja Catedral de Picos

Segundo o Pároco, Padre Chiquinho, a troca do piso da Catedral foi aprovada pela maioria da população consultada em plebiscito.

José Maria Barros/GP1 1 / 16 Igreja Catedral de Picos Igreja Catedral de Picos
José Maria Barros/GP1 2 / 16 Catedral de Picos contará com novo piso Catedral de Picos contará com novo piso
José Maria Barros/GP1 3 / 16 Visão do piso atual da Catedral de Picos Visão do piso atual da Catedral de Picos
José Maria Barros/GP1 4 / 16 Trabalhadores retiram piso velho da Catedral de Picos Trabalhadores retiram piso velho da Catedral de Picos
José Maria Barros/GP1 5 / 16 Projeto arquitetônico de renovação do piso da Catedral Projeto arquitetônico de renovação do piso da Catedral
José Maria Barros/GP1 6 / 16 Piso velho será trocado Piso velho será trocado
José Maria Barros/GP1 7 / 16 Piso velho retirado da Catedral Piso velho retirado da Catedral
José Maria Barros/GP1 8 / 16 Piso será trocado por um novo Piso será trocado por um novo
José Maria Barros/GP1 9 / 16 Piso já apresentava vários problemas Piso já apresentava vários problemas
José Maria Barros/GP1 10 / 16 Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
José Maria Barros/GP1 11 / 16 Padre Chiquinho vistoria o serviço Padre Chiquinho vistoria o serviço
José Maria Barros/GP1 12 / 16 Operários trabalham na remoção do piso velho Operários trabalham na remoção do piso velho
José Maria Barros/GP1 13 / 16 Dom Plínio José defende o projeto de troca do piso Dom Plínio José defende o projeto de troca do piso
José Maria Barros/GP1 14 / 16 Começa retirada do piso velho Começa retirada do piso velho
José Maria Barros/GP1 15 / 16 Começa retirada do piso antigo Começa retirada do piso antigo
José Maria Barros/GP1 16 / 16 Catedral de Picos terá piso novo Catedral de Picos terá piso novo

Aprovada em plebiscito onde a esmagadora maioria da população consultada disse sim ao projeto, teve início na manhã desta segunda-feira, 22, a troca do piso da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. O Templo, construído em estilo néo-gótico, foi eleito em 2007 como a segunda maravilha do estado do Piauí. Repetiu o feito em 2012 em votação pela Internet.

Segundo o Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ele já tinha conversado com o Conselho de que após a Semana Santa se daria o início da obra. E foi o que aconteceu nesta segunda-feira, 22, e num primeiro momento será retirado o piso velho.

“Temos a planta feita, bonita que só! Foi um arquiteto que elaborou o projeto, pessoa que entende de arquitetura sacra, que entende de liturgia, não é qualquer um, é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi quem fez a planta e teve a preocupação de deixar algumas partes com o piso velho para não tirar a conotação histórica que está aqui” – ressalta Padre Chiquinho.

De acordo com o pároco, antes da execução do projeto aconteceu um plebiscito, onde as pessoas foram consultadas e o resultado foi favorável à troca do piso. Dos que participaram da consulta 1.167 foram a favor, 300 contra e 30 se disseram indiferentes.

“Foi esse o resultado do povo consultado! Vai refazer a beleza dessa Catedral, pois ela já é bonita por si própria. Mas o piso, na situação em que está, com várias pedras já quebradas, delas que já tinham sido substituídas por outras, não tem como a gente conservar. Desde que cheguei aqui procurei melhorar, fazendo aquilo possível com o dinheiro do povo. Porém, faltava o piso e esse vai dá uma nova vida a Catedral que a gente nem imagina” – garante Padre Chiquinho.

Quanto aos recursos para bancar a reforma serão arrecadados junto ao povo. Segundo o pároco, muita gente tem se manifestado a favor do projeto e garante que vai ajudar. Quanto ao tempo que vai levar o serviço ele não tem previsão.

A campanha para arrecadar os recursos para troca do piso já tem até um tema. “Zelar pela Casa de Maria, dê a sua contribuição”. Nesse sentido, Padre Chiquinho disse que está organizando uma equipe, uma coordenação para comandar a campanha.

Enquanto a troca do piso não é concluída, Padre Chiquinho diz que as missas de segunda a sexta-feira, que não atraem muita gente, devem ser celebradas no Salão Paroquial. Já no sábado e no domingo serão mesmo na Catedral, apesar da reforma.

Dom Plínio

Ao se manifestar sobre o assunto, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, disse que é natural as pessoas opinarem, mas, ressalta que a intenção é a melhor possível. “Trata-se de um trabalho profissional e credenciado, porque a Igreja, que construiu os espaços litúrgicos, ela tem o direito, consultando o povo, de fazer a reforma” – justifica.

Segundo dom Plínio, não será uma reforma de qualquer jeito, não será executada por uma pessoa que não entende, mas por um profissional credenciado pela Igreja, representado pela CNBB.

“É natural que existam pessoas que são contra, mas o importante é entender o que queremos fazer. Não é ser contra só para ser contra! Nós temos um piso que foi o primeiro e está muito estragado. E não fomos nós, o bispo e os padres que tomamos a iniciativa de mudar o piso, foi o povo mesmo, inclusive, através do voto. O importante é que tenhamos um espaço agradável e de bom gosto para nosso povo” – destaca dom Plínio.

Diferente do que alardeou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, não serão retirados vitrais da Igreja. Segundo dom Plínio, não haverá descaracterização, pois vão mexer apenas no piso, sem atingir outras partes da Catedral, nem mesmo as paredes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.