Fechar
GP1

Política

Pesquisa aponta que Marielle Franco não foi eleita pelas favelas

Um mapeamento realizado pelo site “O Antagonista”, apontou que nas eleições de 2016, ela conseguiu cerca de 46 mil votos, sendo que 20 mil saíram dos bairros nobres.

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) tem causado a divulgação de diversas informações erradas nas redes sociais. Uma delas é que a maioria dos votos conquistados por ela, teriam sido de moradores das favelas do Rio de Janeiro e principalmente por integrantes do Comando Vermelho.

Um mapeamento realizado pelo site “O Antagonista”, apontou que nas eleições de 2016, ela conseguiu cerca de 46 mil votos, sendo que 20 mil saíram dos bairros nobres. Na Grande Tijuca foram 6.500 votos, em Copacabana foram 2.742 e em Laranjeiras 1.900. No Leblon foram 1.027 e na Freguesia 707 votos.

Já nas regiões mais pobres, como na Maré, que é apontada como a base da vereadora, foram apenas 50 votos. Na Rocinha ela teve 22 votos, na Cidade de Deus 89 votos, em Ramos e Bonsucesso, foram 2.196 votos. Isso retrata uma realidade bem diferente do que tem sido divulgado sobre o eleitorado da vereadora.

  • Foto: Facebook/Marielle FrancoVereadora Marielle FrancoVereadora Marielle Franco

Desde a morte de Marielle várias informações falsas estão sendo divulgadas nas redes sociais e uma força-tarefa chegou a ser criada contra essas publicações.

Uma das informações falsas mais repercutidas nesse final de semana foi a foto de um casal e apontava que Marielle foi casada com o traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, preso atualmente em Mossoró. A foto é falsa, e as duas pessoas retratadas não são nem Marcinho, que está preso há mais de 20 anos, e nem a vereadora. Os dois também nunca foram casados.

A desembargadora Marília Castro Neves chegou a usar essas informações falsas para dizer que a vereadora era “engajada com bandidos”. O PSOL afirmou que vai entrar com uma representação contra a desembargadora no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.