Fechar
GP1

Polícia

Polícia apresenta Plano de Segurança do Carnaval 2017 no Piauí

Cidades como Teresina, Picos, Água Branca, Floriano, Parnaíba, Luís Correia, Campo Maior e Barras vão receber atenção especial por contas das festas carnavalescas tradicionais.

Lucas Dias/ GP1 1 / 8 Secretário Fábio Abreu Secretário Fábio Abreu
Lucas Dias/ GP1 2 / 8 Delegado geral do Piauí, Riedel Batista Delegado geral do Piauí, Riedel Batista
Lucas Dias/ GP1 3 / 8 Coronel Carlos Augusto Coronel Carlos Augusto
Lucas Dias/ GP1 4 / 8 Plano de Segurança Plano de Segurança
Lucas Dias/ GP1 5 / 8 Plano de Segurança para o Carnaval 2017 Plano de Segurança para o Carnaval 2017
Lucas Dias/ GP1 6 / 8 Apresentação do Plano de Segurança Apresentação do Plano de Segurança
Lucas Dias/ GP1 7 / 8 Apresentação do Plano de Segurança do Carnaval 2017 Apresentação do Plano de Segurança do Carnaval 2017
Lucas Dias/ GP1 8 / 8 Planejamento de Segurança para o Carnaval 2017 Planejamento de Segurança para o Carnaval 2017

A Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí apresentou na manhã desta quarta-feira (08) o planejamento das Forças de Segurança nos principais carnavais do Estado. Além do Corso de Teresina, outras cidades piauienses também organizam tradicionais festas carnavalescas, como Luís Correia, Floriano, Barras, Água Branca e outras.

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, afirmou que alguns municípios vão receber maior atenção da polícia por receber mais foliões, como em todos os anos. “Picos, Água Branca, Floriano, Campo Maior e Barras vão receber uma atenção especial por terem a previsão de um fluxo maior de pessoas, e claro Luís Correia e Parnaíba, que talvez seja o 3º maior carnaval do país, então temos que ter essa atenção também com o litoral”, declarou.

Segundo o comandante geral da PM, o planejamento de segurança para o carnaval 2017 já está pronto. “Nós temos um planejamento para todo o Estado do Piauí, todo o efetivo da PM está empregado na Operação Carnaval, com atenção especial para o litoral piauiense. Já planejamos deslocar as nossas especializadas, como o Ciptran, Bope e BPRE para o litoral, principalmente no que diz respeito ao trânsito, por exemplo, quem foi dirigir certamente não poderá ingerir bebida alcóolica, porque vamos estar lá fazendo o bloqueio, com equipamentos para fazer o bafômetro, então o fato é que vamos fazer uma fiscalização muito forte porque sabemos que é muito alto o índice de acidentes no trânsito causados pelo uso da bebida alcóolica, principalmente no período carnavalesco”, afirmou.

O coronel também destacou como será a organização da polícia no Corso, que será realizado no dia 18 de fevereiro. “O Plano de Segurança para o Corso de Teresina vai ser como nos moldes do ano passado, serão mais de 700 policiais militares apenas para o Corso, aqui em Teresina, e certamente será um sucesso no que diz respeito à presença da Polícia Militar e a segurança naquela parte que cabe a nós. Vão ter vários elevados, onde o policial militar vai ter a visão de toda a segurança de pessoas e também postos de atendimentos, tanto da PM, como da Strans e da Polícia Civil”, complementou. 

O delegado geral do Piauí, Riedel Batista, ressaltou que a atuação da Polícia Civil também será intensificada nesse período carnavalesco. “A Polícia Civil vai atuar de forma integrada com a Polícia Militar e outras forças de segurança que têm no Estado, como a Polícia Rodoviária Federal também, no sentido de garantir ao folião do Piauí a segurança necessária desse carnaval. Estamos com mais de 150 policiais civis que atuarão de forma firme em relação aos municípios onde tradicionalmente temos a maior concentração de foliões, como em Luís Correia, Floriano, Água Branca e outros. Vamos atuar fortemente na questão do som, do cumprimento da Lei do Silêncio, e também crimes contra o patrimônio como furto, roubo e da identificação de veículos roubados, como também nos crimes de tráfico de drogas e homicídio”, frisou. 

Por fim, o secretário Fábio Abreu destacou que as pessoas devem evitar ficar sozinhas e ir para lugares com pouca ou sem iluminação durante as festas. “Orientamos que as pessoas permaneçam aonde tem iluminação, segurança e estrutura e que os organizadores forneçam toda estrutura possível, principalmente de banheiro, que é o que faz um folião se afastar do ponto principal e ir para um local escuro e muitas vezes ser vítima de algum sinistro. Então orientamos que procurem primeiro não ir só, segundo que qualquer ação seja naquele local que haja maior concentração de pessoas e que seja iluminado”, concluiu. 
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.