Fechar
GP1

Política

Políticos prestam homenagens a Fernando Monteiro em velório na Alepi

Fernando Monteiro deixa a esposa Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.

O velório do deputado estadual Fernando Monteiro está sendo realizado no salão nobre Deputada Francisca Trindade, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a presença de vários políticos piauienses desde 8h30 desta sexta-feira (27).

Fernando Monteiro morreu por volta das 6h20 de quinta-feira (26) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há alguns dias, aguardando um transplante de fígado. Ele teve uma parada dos rins após realizar um procedimento que prepararia seu organismo para um transplante, isso acarretou em uma pneumonia, que agravou sua situação e fez ele ficar em coma induzido. Ele acabou não resistindo. Fernando Monteiro deixa a esposa Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.

O deputado Francisco Limma (PT) destacou o jeito de trabalhar do parlamentar. “Ninguém tem 10 mandados dados pelo povo grátis, então isso é resultado de um trabalho, de um esforço, de um ideal dele. Então o Fernando era um decano muito respeitado na Assembleia. Ele está entre os deputados que mais acompanhavam as suas bases, onde quer que a gente fosse encontrava o Fernando. Ele sempre presente, brincalhão e espirituoso. Ele era aquela figura conciliadora, então o Piauí agradece profundamente o deputado Fernando pelo seu trabalho”, destacou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Francisco LimmaFrancisco Limma

O deputado Nerinho (PTB) afirmou que foi uma honra trabalhar com o parlamentar na Alepi desde 2003 e disse que Fernando Monteiro deixa um legado.

“O Fernando sempre foi um amigo, com um caráter e humor, com responsabilidade com a coisa pública impressionante, eu não tenho dúvida que é uma perda para o Piauí e para o parlamento. Ele tinha seu dinamismo, força de vontade, deixa um legado, sem falar em um bom marido e o bom pai que era. Todos nós vamos sentir falta, não tenho dúvida que todos nós vamos sentir muito”, lamentou Nerinho.

  • Foto: Alef Leão/GP1Wellington Dias no velório de Fernando MonteiroWellington Dias no velório de Fernando Monteiro

O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) afirmou que Monteiro realizava um trabalho intenso nas suas bases e que ele deixa muitos aprendizados para os parlamentares piauienses.

“Embora a gente soubesse a gravidade do caso, mas quando chega a notícia real e concreta do caso, nos toca muito. Iniciei a minha trajetória política em 2010 e desde aquela campanha percorrendo o interior do estado, tive a oportunidade de conversar com ele, sempre irreverente. Também pude aprender com a experiência do nosso amigo Fernando Monteiro. O Piauí pode perder com a presença física do deputado, mas o céu com certeza está em festa, ele vai deixar o legado de um municipalista, de um grande homem, um grande pai, um grande irmão, grande amigo e cidadão piauiense”, disse Flávio Júnior.

  • Foto: Alef Leão/GP1Flávio JúniorFlávio Júnior

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, também lamentou a perda do deputado Fernando Monteiro. Os dois se conheceram quando estudavam em Recife. “Era uma pessoa inteligente, animada, se caracterizou por duas atividades, uma era o folião na Ziriguidum, ele era a alma da escola, deu alegria a muita gente e virou patrimônio da cidade. A outra era como estudante, fez Economia. Sempre foi um sujeito ponderado, mas inquieto e teve a carreira brilhante como político”, declarou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Sílvio MendesSílvio Mendes

O deputado

Fernando Alberto de Brito Monteiro, nasceu na cidade de Teresina, em 20 de junho de 1951. Economista, exerceu os cargos de consultor técnico do CEAG/PI; professor da Escola Técnica Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí. Elegeu-se vereador de Teresina, exercendo o mandato de 1983 a 1988.

  • Foto: Alef Leão/GP1Familiares e amigos se despedem de Fernando MonteiroFamiliares e amigos se despedem de Fernando Monteiro

Em 1986 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se sucessivamente, sendo atualmente o "decano" da Alepi com nove mandatos consecutivos. Exercia o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí na atual Legislatura.

Monteiro foi secretário de Estado da Defesa Civil no segundo governo Hugo Napoleão e no segundo governo Wellington Dias, presidente do PRTB no Piauí e presidente da Escola de Samba Ziriguidum, em Teresina. Fernando Monteiro deixa a esposa Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado estadual Fernando Monteiro morre aos 68 anos em São Paulo

Fernando Monteiro está em coma e estado de saúde é gravíssimo

Deputado Fernando Monteiro está internado no Hospital Sírio Libanês

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.