Fechar
GP1

Piauí

Professor Gildásio Guedes toma posse como reitor da UFPI

O vice-reitor, professor Viriato Campelo, também foi empossado na ocasião, que contou com a presença do agora ex-reitor, professor José Arimatéia Dantas Lopes.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 13 Gildásio Guedes Gildásio Guedes
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 13 Arimatéia Dantas, Gildásio Guedes e o vice-prefeito Luiz Junior Arimatéia Dantas, Gildásio Guedes e o vice-prefeito Luiz Junior
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 13 José Viriato, vice-reitor da UFPI José Viriato, vice-reitor da UFPI
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 13 A posse ocorreu no bairro Fátima A posse ocorreu no bairro Fátima
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 13 Arimatéia Dantas Arimatéia Dantas
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 13 A posse ocorreu na tarde desta sexta A posse ocorreu na tarde desta sexta
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 13 Posse do novo reitor da UFPI Posse do novo reitor da UFPI
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 13 Cerimônia de posse do reitor da UFPI Cerimônia de posse do reitor da UFPI
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 13 Mesa de honra Mesa de honra
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 13 Entrevista com Gildásio Guedes Entrevista com Gildásio Guedes
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 13 Arimatéia Dantas  cumprimentado o novo reitor Arimatéia Dantas cumprimentado o novo reitor
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 13 Posse do novo reitor Posse do novo reitor
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 13 Posse Gildásio Guedes.jpg Posse Gildásio Guedes.jpg

O professor Gildásio Guedes Fernandes tomou posse como novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na tarde desta sexta-feira (20), em uma cerimônia restrita realizada no salão do Edifício Rio Lima, zona leste de Teresina. O vice-reitor, professor Viriato Campelo, também foi empossado na ocasião, que contou com a presença do agora ex-reitor, professor José Arimatéia Dantas Lopes.

Em entrevista ao GP1, Gildásio Guedes transmitiu boas expectativas para a comunidade acadêmica. “Transmito expectativas positivas aos estudantes, estudantes esses que me são muito caros, transmito expectativas de muito trabalho, de uma reorganização da graduação, da organização da pós e da gestão da universidade. Nós temos essa expectativa: melhorar o que está precisando de muitos cuidados e melhorar mais ainda o que já tem de bom”, declarou.

O novo reitor ressaltou que sua vitória é a vitória da universidade. “É uma vitória da universidade, uma vitória do mérito. Fui candidato e ninguém disse nada contra mim, a maioria das outras candidaturas tiveram alguns problemas de datas para se desincompatibilizar, eu não tive nada disso, tive tudo perfeito, não acusei ninguém, fiz o meu trabalho com as minhas propostas. É a vitória dos piauienses”, enfatizou.

Questionado sobre a dinâmica relacionada à escolha feita pelo presidente Jair Bolsonaro, Gildásio frisou que o chefe do executivo tomou uma decisão com base técnica. “Foi uma análise técnica do Planalto, análise do currículo, de nome, uma análise técnica, nessa análise eu fui o melhor avaliado”, colocou.

O vice-reitor empossado, Viriato Campelo, atribuiu a nomeação ao trabalho de muitos anos que ele e Gildásio desenvolvem na universidade. “Atribuo a nossa vitória a todo o trabalho que a gente já tem na Universidade Federal do Piauí, nós estamos lá há 40 anos, eu e o professor Gildasio somos professores titulares, recebemos a maior votação da comunidade e acredito que esse perfil que nos levou a grande vitória”, enfatizou.

Ex-reitor

O agora ex-reitor, Arimatéia Dantas Lopes, que geriu a UFPI por oito anos, disse que sai do posto com a sensação de dever cumprido. “Missão cumprida, sem dúvidas nenhuma, estou saindo com a sensação de dever cumprido e com a consciência de que realizei o que podia ser feito de melhor pela universidade. O balanço que faço é de um grande crescimento na pós-graduação, na pesquisa, na pós-graduação, em todos os sentidos, a UFPI cresceu tanto que um dos seus campus se tornou universidade, que foi o campus de Parnaíba”, frisou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.