Fechar
GP1

Picos - Piauí

Reforma da Praça Félix Pacheco em Picos está há dois meses paralisada

Ao custo de R$ 350 mil, serviço deveria ter sido concluído desde o último dia 20 de fevereiro.

José Maria Barros/GP1 1 / 21 Visão atual da praça Visão atual da praça
José Maria Barros/GP1 2 / 21 Situação da Praça Félix Pacheco Situação da Praça Félix Pacheco
José Maria Barros/GP1 3 / 21 Secretária Municipal do Meio Ambiente, Sara Carvalho Secretária Municipal do Meio Ambiente, Sara Carvalho
José Maria Barros/GP1 4 / 21 Restos de materiais Restos de materiais
José Maria Barros/GP1 5 / 21 Resto de entulho Resto de entulho
José Maria Barros/GP1 6 / 21 Praça foi cercada desde setembro do ano passado Praça foi cercada desde setembro do ano passado
José Maria Barros/GP1 7 / 21 Praça Félix Pacheco, em Picos Praça Félix Pacheco, em Picos
José Maria Barros/GP1 8 / 21 Praça Félix Pacheco em completo abandono Praça Félix Pacheco em completo abandono
José Maria Barros/GP1 9 / 21 Praça Félix Pacheco abandonada Praça Félix Pacheco abandonada
José Maria Barros/GP1 10 / 21 Praça está abandonada Praça está abandonada
José Maria Barros/GP1 11 / 21 Praça central de Picos abandonada Praça central de Picos abandonada
José Maria Barros/GP1 12 / 21 Plantas ornamentais estão morrendo Plantas ornamentais estão morrendo
José Maria Barros/GP1 13 / 21 Plantas estão morrendo Plantas estão morrendo
José Maria Barros/GP1 14 / 21 Placa com informações sobre a obra Placa com informações sobre a obra
José Maria Barros/GP1 15 / 21 Obra não tem previsão de ser retomada Obra não tem previsão de ser retomada
José Maria Barros/GP1 16 / 21 Obra foi paralisada por determinação do prefeito Obra foi paralisada por determinação do prefeito
José Maria Barros/GP1 17 / 21 Obra está paralisada há dois meses Obra está paralisada há dois meses
José Maria Barros/GP1 18 / 21 Material que será utilizado na obra Material que será utilizado na obra
José Maria Barros/GP1 19 / 21 Coreto não foi concluído Coreto não foi concluído
José Maria Barros/GP1 20 / 21 Abandono da praça é visível Abandono da praça é visível
José Maria Barros/GP1 21 / 21 Abandono da praça é total Abandono da praça é total

Prevista para ser concluída no último dia 20 de fevereiro, a obra de reforma e modernização da Praça Félix Pacheco, em Picos, completa neste domingo, 24 de maio, dois meses de paralisada. Por conta disso, o local se encontra em completo abandono, com restos de materiais se deteriorando, entulho se acumulando e o mato crescendo.

Segundo historiadores, a Praça Félix Pacheco, localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 10 de janeiro de 1942 durante a gestão do então prefeito de Picos, Adalberto de Moura Santos. Ao longo dos anos, passou por algumas reformas e desde o dia 24 de março se encontra totalmente abandonada.

Mesmo em período de quarentena, o entorno da Praça Félix Pacheco é um local de grande movimentação de pessoas. Isso em razão de que é lá que estão localizadas algumas agências bancárias e a parada final dos ônibus coletivos.

Reforma da praça

Tentando emplacar o nome da sua preferida Maria Santana como pré-candidata ao Palácio Coelho Rodrigues pela base aliada, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) anunciou ainda no ano passado a revitalização de todas as praças da cidade. Na época, Maria Santana era a secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pasta responsável por esses logradouros.

A Praça Félix Pacheco, principal da cidade, estava dentro do projeto e todo o seu espaço foi fechado no dia 30 de setembro de 2019, inclusive, com a retirada dos ambulantes e das bancas de revistas e chaveiros.

A previsão inicial era de que a reforma da Praça Félix Pacheco seria inaugurada no dia 11 de dezembro do ano passado, como parte das atividades alusivas ao 129º aniversário de emancipação política e administrativa do município. Porém, o serviço somente foi iniciado em 5 de dezembro de 2019, com nova previsão de conclusão para 20 de fevereiro de 2020.

Segundo a placa afixada no canteiro de obras, a reforma e modernização da Praça Félix Pacheco custará ao contribuinte à importância de R$ 350 mil. São recursos próprios e do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Suspensão da obra

O decreto 42/2020 assinado pelo prefeito de Picos, padre José Walmir de Lima (PT) no 24 de março, suspendeu por tempo indeterminado a obra de reforma da Praça Félix Pacheco, localizada no centro da cidade. O ato não agradou aos comerciantes, prejudicados pela demora na conclusão do serviço.

A obra, paralisada há dois meses, está sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cuja titular é a arquiteta Sara Maria de Sousa Carvalho. O projeto é assinado pelo arquiteto Plínio Campos e o engenheiro responsável é Wanderley de Carvalho Figueiredo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.