Fechar
GP1

Política

Salgado Maranhão recebe título de cidadania piauiense

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual João de Deus (PT), após proposição do professor Wellington Soares.

A Assembleia Legislativa do Piauí concedeu, na manhã desta segunda-feira (20), título de cidadania piauiense ao escritor e poeta Salgado Maranhão. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual João de Deus (PT), após sugestão do professor Wellington Soares. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Assis Carvalho, Salgado Maranhão e Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Assis Carvalho, Salgado Maranhão e Wellington Dias
Em seu discurso de agradecimento, após recitar um poema sobre as vivências em Teresina, Salgado Maranhão falou da importância do Piauí em sua trajetória como escritor. “Estou super contente com isso, porque posso provar agora que sou piauiense de maneira documental.  Eu não tendo nascido aqui, de certo modo nasci, porque existe várias formas de nascer, uma delas é nascer para o conhecimento. Foi aqui no Piauí que começou essa trajetória, essa troca de pele, esse choque de culturas foi muito benéfico para a poesia. A poesia não gosta de coisas mornas, gosta dos excessos, dos extremos, então o Piauí me deu isso, me deu os amigos de vida inteira”, declarou. 

Ao GP1 o poeta falou da felicidade de receber o título. “É a coisa mais deliciosa, se não souberem me dar, podem trazer o afeto que eu quero muito, pois isso foi um encontro de afeto e carinho, que eu não posso deixar de mencionar isso, que é o que me conquista no Piauí”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Salgado Maranhão(Imagem:Lucas Dias/GP1)Salgado Maranhão
O deputado João de Deus lembrou a história do poeta, que veio à Teresina com a mãe e os irmãos para estudar. “O Salgado tem uma história muito breve em Teresina, nasceu no interior de Caxias, no povoado Canabrava das Moças, ele veio se alfabetizar aqui em Teresina, por força da própria mãe, veio com irmãos que ainda moram em Teresina. Foram  quatro anos e eu perguntei como ele conseguiu com pouco que vivenciou em Teresina, levar essa marca e estar sempre aqui, ele falava da convivência dele com Cineas, com Herculano, com Torquato, nossa referência importante para o estado do Piauí. Ele foi ao Rio de Janeiro continuar sua obra, sua luta, mas não esqueceu o Piauí, sendo Teresina o principal elo para essa aproximação”, declarou. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado João de Deus(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado João de Deus
O governador Wellington Dias falou da honra de conceder o título diante da importância da obra de Salgado Maranhão. “Sempre que eu converso com o Salgado Maranhão, a gente não sabe quando ele está recitando um poema ou se ele está falando, porque o que ele fala já é poesia. Ele tem um livro agora premiado “A cor da palavra”, mas o poema dele tem não só cor, tem sabor, tem cheiro, tem essa coisa viva, extraordinária”, disse.

“Estou muito feliz em pode fazer essa homenagem. Ele é do Maranhão, mas é um dos poetas mais importantes do Brasil e do mundo. Praticamente todos os grandes artistas brasileiros musicaram o Salgado Maranhão, como a Zizi Possi, Evandro Lins, Paulinho da Viola, os das novas gerações, em fim, do outro lado tem uma história e uma linguagem diferenciada, é uma geração que traz algo novo, para Brasil e o mundo. Ele nasceu no Maranhão, mas teve aqui um pedaço de experiência vivida no Piauí e agora estamos só oficializando e parabenizo a Assembleia por isso”, destacou o governador
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
A solenidade contou com a presença de autoridades políticas como os deputados federais Júlio César (PSD) e Assis Carvalho (PT), do poeta Cienas Santos, do secretário de Cultura, Fábio Novo além de escritores piauienses e maranhenses. 


Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias discursa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador Wellington Dias discursa
Imagem: Lucas Dias/GP1Plenário da Alepi(Imagem:Lucas Dias/GP1)Plenário da Alepi
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Soares(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Soares
Imagem: Lucas Dias/GP1Cinéas Santos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Cinéas Santos
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias abraça Salgado Maranhão(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias abraça Salgado Maranhão
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Júlio César(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Júlio César
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade de entrega do título de Cidadão Piauiense a Salgado Maranhão(Imagem:Lucas Dias/GP1)Solenidade de entrega do título de Cidadão Piauiense a Salgado Maranhão
Imagem: Lucas Dias/GP1Alano Dourado(Imagem:Lucas Dias/GP1)Alano Dourado
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias discursa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias discursa
 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.