Fechar
GP1

Picos - Piauí

Sindserm de Picos ignora pandemia e cobra reajuste salarial

O sindicato propôs a Prefeitura Municipal de Picos reajuste salarial de 5,07% para esse ano.

Ignorando a pandemia causada pela covid-19, que afetou centenas de trabalhadores informais e mantém o comércio local fechado há mais de dois meses, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Picos (Sindserm) está cobrando um reajuste salarial de 5,07% válido para esse ano de 2020.

A proposta de reajuste salarial enviada pelo Sindserm a Procuradoria Geral do Município, é mais do que o dobro da inflação acumulada dos últimos doze meses, que está em 2,40%, segundo o IBGE.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Presidente do Sindserm de Picos, Lenice Sales.Presidente do Sindserm de Picos, Lenice Sales.

Segundo a proposta do Sindserm, o reajuste salarial de 5,07% já seria válido para esse mês de maio. O índice é o mesmo concedido pelo município de Picos ano passado, quando não existia pandemia do novo coronavírus e nem queda na arrecadação e, a inflação acumulada dos últimos dozes meses estava mais do dobro de agora.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Sede do Sindserm de Picos.Sede do Sindserm de Picos.

Na época, o índice de reajuste salarial concedido pelo prefeito Padre Walmir aos servidores municipais de Picos foi de apenas 0,13% acima da inflação medida pelo IPCA nos últimos dozes meses, que estava em 4,94%. Agora , mesmo com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o Sindserm cobra um aumento de mais do dobro da inflação acumulada dos últimos dozes meses.

Congelamento de salários

Além do mais, a proposta do Sindserm vai de encontro à lei federal de socorro aos estados e municípios sancionada ontem pelo presidente da República Jair Bolsonaro e publicada hoje no Diário Oficial da União, que congela o salário de servidores estaduais e municipais até o final de 2021.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Procurador diz que município deve seguir lei federal.Procurador diz que município deve seguir lei federal.

O Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, disse que a proposta enviada pelo Sindserm ainda está em análise, mas, a tendência é que o município de Picos siga a lei federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Picos processa líder comunitário que negou mortes pela covid-19

Casos confirmados do novo coronavírus chegam a 159 no município de Picos

Secretaria Municipal de Saúde confirma quarta morte por covid-19 em Picos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.