Teresina - PI

Strans cadastra veículos para circular durante greve dos motoristas

57 vans e ônibus já estavam no cadastro desde a última greve, porém, novos veículos serão cadastrados a partir desta terça-feira (13), enquanto durar o movimento.

Brunno Suênio
Teresina
- atualizado

A Strans cadastrou 57 vans, além de ônibus particulares que poderão ser utilizados como alternativa aos usuários do transporte público durante a greve dos motoristas e cobradores de ônibus deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (13) em Teresina.

De acordo com o superintendente da Strans, Weldon Bandeira, os veículos já estavam no cadastro desde a última greve, porém, novos veículos serão cadastrados a partir desta terça-feira (13), enquanto durar o movimento.

Weldon Bandeira informou que apesar de a categoria ter comunicado sobre a greve no final da última sexta-feira (09), sem apontar as razões para o movimento, a Strans vai acionar o Ministério Público do Trabalho. “Lamentamos a situação e vamos acionar o Ministério Público do Trabalho, porque o sindicato não nos apresentou nenhuma pauta de reivindicações”, frisou.

Durante a grave, o transporte alternativo disponibilizado pela Strans não permitirá meia passagem e o usuário poderá fazer o pagamento da passagem com vale transporte ou em dinheiro no valor de R$ 4,00.

A greve

Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidiram iniciar uma nova greve nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (13). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro), o movimento grevista se dá em razão do não cumprimento da Medida Provisória 936, editada pelo Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus.

Para o Sintetro, a reivindicação tem sido discutida desde o início da pandemia, quando o transporte público de Teresina ficou paralisado por conta do decreto municipal. No entanto, alguns trabalhadores que tiveram os contratos de trabalhos suspensos têm recebido apenas 70% do salário pago pelo Governo Federal, restando pendente a parte de obrigação dos empresários.

Mais conteúdo sobre: