Fechar
GP1

Piauí

Testemunhas em ação contra João Claudino serão ouvidas na quarta

Procurada pelo GP1 na manhã desta terça-feira (04), a assessoria de João Claudino Fernandes informou que o empresário não vai se pronunciar sobre o assunto.

A Justiça Federal vai ouvir nesta quarta-feira (05) as testemunhas de acusação na ação penal em que é réu o empresário João Claudino Fernandes, proprietário do Armazém Paraíba, acusado pelo Ministério Público Federal de reduzir pessoas a condição análoga a de escravo.

O ex-gerente de Segurança Adalberto Hermíno Pacheco também figura como réu na ação.

Serão ouvidas na audiência o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Robson Waldeck Silva e os vigilantes João Filho Dias Carneiro, Luiz Jucá Jacaúna Filho e Renato Laércio dos Santos Rocha. Todos serão ouvidos a partir das 10h30 minutos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Empresário João ClaudinoEmpresário João Claudino

Reduzir pessoas a condição de escravo ou submetê-las a trabalhos forçados, jornada exaustiva, ou condições degradantes de trabalho é crime previsto no artigo 149, do Código Penal, com pena de reclusão de 2 a 8 anos de cadeia e multa.

Entenda o caso

A Polícia Federal investigou através de Inquérito, após requisição do Ministério Público Federal, as irregularidades apuradas no curso de fiscalização empreendida junto à empresa Claudino S/A - Lojas de Departamentos (Armazém Paraíba) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí.

A situação irregular dizia respeito como se encontravam 11 empregados, que exerciam função de vigilantes, realizando a segurança patrimonial da empresa.

Foi detectado pelos auditores que os empregados não utilizavam fardamento e, tampouco, colete à prova de balas, trabalhando à paisana, situação que infringe as normas trabalhistas relativas à atividade de vigilância.

Outra informação colhida no decorrer da ação fiscalizatória foi que os trabalhadores entravam no trabalho às 17h30min, só encerrando sua jornada de trabalho às 7h30min da manhã do dia seguinte, com a abertura da loja ao público, sendo obrigados a bater em um relógio da empresa a cada 15 (quinze) minutos para que permanecessem acordados.

Além da jornada de trabalho exaustiva, ainda foi apurado que não havia obediência ao intervalo mínimo de 11 (onze) horas entre jornadas, conforme revelou a análise dos relógios-vigia e do caderno de controle de armas, não havendo, também, respeito ao dia de repouso semanal obrigatório.

Não havia qualquer contraprestação por parte da empresa por conta das horas de trabalho adicional a qual se submetiam os vigias, e foi verificado que não foram pagas as verbas trabalhistas devidas, a título de hora-extra, aos empregados.

De acordo com a denúncia do procurador da República, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, “os ilícitos servem para demonstrar a jornada excessivamente desgastante e exaustiva a que estavam submetidos os vigilantes da sobredita empresa, violando, de maneira pungente, os regramentos e normas trabalhistas alusivos às atividades de segurança patrimonial (Lei n. 7.102/83; Decreto n. 89.056/83 e Portaria DPF n. 387/2006)".

“Por fim deve-se apontar a conduta mais grave levada a cabo pelos denunciados: foi apurado que, enquanto os vigilantes prestavam o serviço (em jornada de trabalho excessivamente desgastante, regular e continuada), o estabelecimento era trancado por fora, ficando a chave com o acusado Adalberto Hermino Pacheco, não havendo, portanto, meios que aqueles pudessem utilizar para sair do local, ainda que submetidos a casos fortuitos e/ou de força maior (incêndio, urgência e emergências médicas, etc.)”, afirma a peça de acusação.

Em razão das informações obtidas, foram lavrados 05 (cinco) autos de infração, no qual foram constatadas as seguintes irregularidades: deixar de conceder ao empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas; prorrogar a jornada normal de trabalho, além do limite legal de 2 (duas) horas diárias, sem qualquer justificativa legal; deixar de conceder período mínimo de 11 (onze) horas consecutivos para descanso entre duas jornadas de trabalho; deixar de consignar em registro mecânico, manual ou sistema eletrônico, os horários de entrada, saída e período de repouso; deixar de organizar mensalmente escala de revezamento nos serviços que exijam trabalho aos domingos.

A ação tramita na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, desde 23 de novembro de 2012.]

Outro lado

Procurada pelo GP1 na manhã desta terça-feira (04), a assessoria de João Claudino Fernandes informou que o empresário não vai se pronunciar sobre o assunto.

O ex-gerente de Segurança Adalberto Hermíno Pacheco também foi procurado e disse que não irá comentar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.