Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Três institutos divulgam pesquisas para prefeito de Teresina

A margem de erro de cada pesquisa é variável, ou seja, quanto maior a quantidade de entrevistados, menor a margem de erro.

No dia 15 de novembro serão realizadas as eleições municipais em todo o Brasil. No Piauí, 224 municípios escolherão seus prefeitos e vereadores. Na capital Teresina, 13 candidatos se colocaram como alternativas para concorrer ao comando do Palácio da Cidade.

Com a proximidade do processo eleitoral, os institutos intensificaram a realização das pesquisas eleitorais no intuito de apontar os candidatos mais bem colocados na disputa pela Prefeitura Municipal de Teresina. As pesquisas vão apresentar os nomes que estão mais cotados, na preferência dos eleitores, para vencer o pleito deste ano, entre os 13 candidatos que vão concorrer ao executivo teresinense. Nesta semana, três institutos vão divulgar resultados de pesquisas de intenção de votos para prefeito de Teresina, são eles: Instituto Credibilidade, Amostragem e Instituto GP1.

  • Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica Urna eletrônica

Saiba mais detalhes sobre as pesquisas que serão divulgadas:

Instituto Credibilidade

A pesquisa, contratada pelo próprio Instituto Credibilidade, foi registrada no dia 15 de setembro com o número PI-06687/2020, e tem como estatístico responsável Paulo Rubens Oliveira Jales de Carvalho. Ela será divulgada até o dia 21 de setembro.

O Credibilidade entrevistou 800 eleitores, sendo 438 mulheres e 362 homens, e empregou como metodologia uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda, distribuída nas zonas urbana e rural através de entrevistas domiciliares e individuais. A margem de erro é de 3,46%.

Amostragem

Contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, a pesquisa do Amostragem foi registrada no dia 16 de setembro, com o número PI-09446/2020, sob responsabilidade do estatístico João Batista Mendes Teles. A divulgação do resultado ocorrerá até a próxima terça-feira, dia 22 de setembro.

Na pesquisa do Amostragem foram entrevistados 605 teresinenses, 332 mulheres e 273 homens. A metodologia empregada foi a amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, zona (urbana e rural), bairros e povoados. A margem de erro é de 3,9%.

Instituto GP1

A pesquisa foi contratada pela empresa JCS Holanda, detentora do Portal GP1. Foi registrada no dia 18 de setembro com o número de identificação PI-05859/2020, sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Montesserrarte Almeida Sales de Araújo. A pesquisa será divulgada até a próxima quinta-feira, dia 24 de setembro.

Nessa pesquisa foram entrevistados 908 pessoas, sendo 498 mulheres e 410 homens, através da metodologia de amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, zona (urbana e rural), bairros e povoados. A margem de erro é de 3,25%, a menor entre as três pesquisas aqui apresentadas.

Como foi explicitado nesta matéria, a margem de erro de cada pesquisa é variável, ou seja, quanto maior a quantidade de entrevistados, menor a margem de erro. Por essa razão, o Instituto GP1 possui a menor margem de erro, uma vez que entrevistou a maior quantidade de pessoas.

Saiba quem são os candidatos

Os candidatos que estão na corrida rumo ao Palácio da Cidade são: Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gervásio Santos (PSTU), Gessy Fonseca (PSC), Kleber Montezuma (PSDB), Lourdes Melo (PCO), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (Patriota), Mário Rogério (Cidadania), Pedro Laurentino (Unidade Popular) e Simone Pereira (PSD).

Vereador

Os institutos GP1 e Credibilidade também realizaram pesquisa espontânea de intenção de voto para vereador de Teresina. Já o Amostragem se ateve a pesquisa para o cargo de prefeito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.