Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Strans reforça fiscalização de carros com som alto em Teresina

A Strans alerta também que as pessoas que identificarem veículos com som alto, perturbando o sossego, podem fazer a denúncia ao órgão através do número (86) 3122-7617.

Há nove dias está em vigor a nova lei que pune motoristas que abusarem do volume do som, enquanto o veículo estiver em movimento ou parado. Em virtude da alteração, a Strans informou que a fiscalização será reforçada, a fim de não haver perturbação do público. Para que o condutor seja notificado com multa grave no valor de R$ 195,00, que corresponde a cinco pontos na carteira de habilitação, é necessário apenas que seja constatado o fato do som está perturbando o sossego público.

Segundo o gerente de operação e fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Denis Lima, o trabalho de fiscalização de som de carro já era feito nos finais de semana em ação conjunta com o Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM), Delegacia do Silêncio, Detran e Strans, mas agora essa fiscalização será feita diariamente. “Anteriormente era mais complicado fazer a fiscalização, uma vez que nem todos os agentes de fiscalização contavam com decibelímetros, mas agora somente com a constatação do fato é mais fácil a notificação”, afirmou.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Strans organizou o trânsito no localStrans

Som alto no carro já era proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que estipulava em 80 decibéis o limite permitido, medidos a sete metros de distância do decibelímetro. Sem esse equipamento, não dava para fiscalizar, mas agora com o fato constatado, o condutor será notificado.

A Strans alerta também que as pessoas que identificarem veículos com som alto, perturbando o sossego, podem fazer a denúncia ao órgão através do número (86) 3122-7617. 

A medida só exclui ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes pelo motor e outros componentes obrigatórios do próprio veículo. Também não estarão sujeitas às penalidades as emissões sonoras de publicidade, divulgação ou entretenimento público previamente autorizados.

Relembre
A alteração acerca do volume alto de sons em automóveis é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de outubro de 2016. A resolução indica que “fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação".
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.