Fechar
GP1

Picos - Piauí

Agentes de Saúde ocupam Prefeitura de Picos durante protesto

Servidores paralisaram as atividades ontem e cobram do prefeito Padre Walmir (PT) o pagamento dos seus salários.

Vestidos de preto em sinal de luto, Agentes Comunitários de Saúde ocuparam o pátio central da Prefeitura de Picos em protesto contra o atraso dos salários. A manifestação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 2, e os servidores prometeram continuar mobilizados até que o pagamento seja efetuado.

Durante o protesto os servidores gritaram palavras de ordem, dançaram e cantaram em frente às escadas que dão acesso ao Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal. Com dois meses de salários atrasados, os Agentes Comunitários de Saúde paralisaram as atividades desde ontem, 1º, e garantem que só voltam ao trabalho após o pagamento sair.

  • Foto: José Maria BarrosAgentes de Saúde ocupam sede da Prefeitura de Picos.Agentes de Saúde ocupam sede da Prefeitura de Picos.

O agente de saúde Amadeu Almondes disse que o ultimo pagamento recebido pela categoria foi referente ao mês de setembro. Por isso, a situação dos servidores é crítica, desesperadora e inaceitável. Ele cobra uma solução imediata para o impasse.

“A situação na saúde é crítica! Além dos salários atrasados, a Previdência virou uma brincadeira. Já foram seis parcelamentos e não foi feita a quitação da dívida. O dinheiro para nosso pagamento de outubro foi repassado desde quinta-feira da semana passada, no entanto, até agora ninguém se manifestou e não recebemos nada” – denunciou Amadeu Almondes.

  • Foto: José Maria BarrosAgentes de Saúde promovem protesto na Prefeitura de Picos.Agentes de Saúde promovem protesto na Prefeitura de Picos.

Os agentes comunitários estiveram ontem pela manhã na secretaria municipal de Saúde, mas, o titular da pasta, suplente de vereador José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT), se negou a receber uma comissão representativa dos trabalhadores.

“De lá nós viemos para o Palácio Coelho Rodrigues tentar uma audiência com o prefeito Padre Walmir (PT), mas, ele também se recusou a nos receber e não deu nenhuma explicação para o que está acontecendo na Secretaria de Saúde” – ressaltou Amadeu Almondes.

  • Foto: José Maria BarrosManifestação de protesto contra atraso nos salários dos Agentes de Saúde.Manifestação de protesto contra atraso nos salários dos Agentes de Saúde.

Empréstimos consignados

Os manifestantes denunciaram ainda que a Prefeitura também não está repassando para os bancos os valores referentes aos empréstimos consignados feitos pelos servidores. Desconta do contracheque, mas não faz os repasses e com isso os trabalhadores ficam com os nomes restritos nos serviços de proteção ao crédito.

Além disso, os agentes comunitários de Saúde denunciam que até mesmo os repasses para a entidade representativa da categoria estão atrasados três meses. Os trabalhadores fazem as contribuições descontadas diretamente nos contracheques, mas a administração municipal não repassa o dinheiro.

Ao todo são 191 agentes comunitários de Saúde no município de Picos e, todos eles estão sem receber seus salários referentes aos meses de outubro e novembro de 2016.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.