Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí tem maior taxa de mortalidade por suicídio em todo o país

A Secretaria de Estado da Saúde realiza mobilização para reforçar a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio.

  • Foto: Divulgação/Centro de Valorização da VidaSetembro AmareloSetembro Amarelo

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde apontou que o Piauí tem a maior taxa bruta de mortalidade por suicídio em todo o Brasil. O número se refere aos anos de 2010 a 2014 e foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (14).

De acordo com a pesquisa, a faixa etária com maior número de óbitos por suicídio está entre 20 e 29 anos, com 365 casos entre os anos de 2010 a 2016. Dados absolutos mostram que Teresina é o município com maior número de óbitos por suicídio, seguido pelos municípios de Parnaíba e Picos.

Através da análise dos dados de 2016 (parciais até agosto), foram verificadas 521 tentativas de suicídio, o que corresponde a 19,9% do total. Os dados apresentados nesse boletim apontam que, em termos de números absolutos, o número de óbitos por suicídio é maior no sexo masculino. No entanto, nas tentativas de suicídio, o sexo feminino apresenta um número maior quando comparado ao sexo oposto.

Atividades de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quarta-feira (14) uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio – “Setembro Amarelo”.

Além dessa atividade, hoje (15) está sendo promovido um workshop com o tema "O suicídio como pauta na saúde", ministrado pela psicóloga da Unidade Integrada do Mocambinho, Valéria Raquel Alcântara Barbosa. Após esse curso de curta duração, será exibido um documentário com o tema “Suicídio no Brasil”. O evento começou às 8 horas e acontece no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que fica localizado na avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina.

Ainda nesta quinta-feira (15), a Sesapi vai trabalhar essa temática, também em rodas de conversa e orientação à população, apresentação artística cultural e por fim com a dança circular do Grupo Somos Saúde AS, no Parque da Cidadania, às 16 horas, que contará com a participação de faculdades, Conselhos de Medicina, Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.