GP1

Teresina - Piauí

HUT já realizou mais de 625 mil atendimentos em 8 anos

Em 2016, foram 69.740 atendimentos e 15.759 cirurgias. Com relação a 2015, esses números representam um aumento de 7% e 5,5%, respectivamente.

Com 42 médicos especializados de plantão, diuturnamente, e nove salas de cirurgias funcionando 24 horas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é referência para urgência e emergência em todo Norte e Nordeste do Brasil.

Inaugurado há pouco mais de oito anos já realizou 625.817 atendimentos e 109.277 cirurgias. Em 2016, foram 69.740 atendimentos e 15.759 cirurgias. Com relação a 2015, esses números representam um aumento de 7% e 5,5%, respectivamente. Os acidentes com motocicletas permanecem como primeiro motivo de entrada totalizando 11.599, ou seja, 16,4% do atendimento geral. Em segundo lugar está o mal súbito com 12,7% e em terceiro, queda do mesmo nível com 7,5%.

De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o mal súbito é um mal estar repentino que, dependendo da gravidade, a pessoa deve ser levada para um atendimento médico de urgência. “O mal súbito é muito comum e precisa ser investigado. As quedas do mesmo nível, geralmente, são idosos que, por já estarem em idade avançada, estão com dificuldade de locomoção e tem facilidade de quebrar um osso ou se machucar gravemente”, explicou o diretor.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueDiretor do HUT, Gilberto Albuquerque

Por conta do elevado número de atendimentos de acidentados de trânsito, as cirurgias ortopédicas estão sempre em primeiro lugar na lista de procedimentos cirúrgicos realizados no HUT.

Em 2016 foram 9.281 cirurgias ortopédicas, 59% do total. “Mais de 60% desses pacientes são acidentados de trânsito. Muitos saem com sequelas graves e que ainda vão necessitar de um longo período de tratamento. Muitos perdem partes do corpo como braços, pernas e pés”, comentou Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da clínica ortopédica, acrescentando que ano passado foram amputados no HUT 65 membros de pacientes vítimas de acidentes com motocicletas.

A cirurgia geral ficou em segundo lugar com 2.835 procedimentos (18% do total) e a cirurgia vascular 1008 (6% do total). “Todo paciente do trauma passa por essas especialidades. Portanto, são complementares e voltadas para a assistência ao paciente politraumatizado. Estamos reforçando essas equipes ainda mais para que o HUT seja, exclusivamente, para atendimento do trauma e outros de alta complexidade”, disse Dr. Gilberto.

O HUT funciona 24 horas para atendimento de urgência e emergência. Após a implantação do novo fluxo o HUT passou a atender apenas pacientes referenciados ou encaminhados pelo SAMU. Demanda espontânea deve procurar um hospital de bairro mais perto de casa.

O HUT possui as seguintes especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Oftalmológica, Cirurgia Neurológica, Cirurgia Ortopédica, Clínica Geral, Intensivista, Endoscopia, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia e Nutrologia. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.