Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir acaba com expediente corrido nos órgãos municipais

A partir desta segunda-feira, 23, o expediente nos órgãos da administração municipal de Picos será das 7h30 ao meio dia e das 14 às 17h30.

Em decreto assinado no último dia 19 de janeiro, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), acabou com o expediente corrido nos órgãos e entidades da administração local. A partir desta segunda-feira, 23, o horário de expediente nas repartições públicas vinculadas ao município será das 7h30 ao meio dia e das 14 às 17h30.

O horário corrido de 8 às 14 horas é comum nos órgãos públicos das mais variadas esferas em todo o país e, funcionou em Picos até a última sexta-feira, 20 de janeiro. A partir desta segunda-feira, 23, entra em vigor o expediente duplo: manhã e tarde.

O decreto assinado pelo Padre Walmir (PT) foi publicado no Diário Oficial dos Municípios da última sexta-feira, 20. Segundo apurou a reportagem do GP1, o novo expediente desagradou aos servidores públicos municipais de Picos lotados nas mais diferentes secretarias e órgãos afins.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir acaba com expediente corrido nos órgãos municipaisPadre Walmir acaba com expediente corrido nos órgãos municipais

Como o salário nos órgãos da administração municipal de Picos é considerado baixo, muitos servidores desempenham outras atividades fora do seu horário normal de expediente para complementar a renda familiar. Com a implantação do novo formato de trabalho por parte do Padre Walmir, eles terão que optar por uma das ocupações, comprometendo o orçamento.

Além disso, muitos servidores contestam a medida alegando que ela aumenta as despesas de custo operacional do município. Os trabalhadores acreditam que o horário corrido de 8 às 14 horas gera economia nas contas públicas e, por isso é adotado na maioria das prefeituras e nos governos estaduais.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) deve se manifestar em breve sobre a medida que entra em vigor nesta segunda-feira, 23.

Justificativa

Ao assinar o decreto, o Padre Walmir (PT), justificou que a alteração no horário de funcionamento dos órgãos da administração municipal é, para melhorar o desempenho do atendimento à população picoense, ressaltando que levou em consideração o interesse público.

O prefeito garantiu ainda que antes de tomar a decisão discutiu de forma democrática com o seu secretariado, colocando os prós e os contras, chegando à conclusão que os pontos positivos justificam a adoção do novo horário de expediente.

“Queremos fazer a coisa acontecer, a máquina funcionar! Desejamos também que o servidor dê expediente conforme a sua carga horária e, assim ficar mais à disposição do povo picoense, daqueles que precisam do serviço do município”, argumentou o Padre Walmir (PT).

O gestor garantiu ainda que não está exigindo nada a mais do servidor, ou seja, não quer que ele trabalhe além do que está acordado no seu contrato. Simplesmente vai exigir que seja cumprido o horário, estando o funcionário à disposição do povo pela manhã e a tarde.

Embora polêmica, Padre Walmir acredita que a medida pode contribuir até mesmo na diminuição do número de servidores de Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.