Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir recua e decide não fechar a escola do Morro da AABB

Decisão de manter a escola funcionando foi anunciada pelo prefeito de Picos em audiência com representantes da comunidade na manhã de ontem, 24.

José Maria Barros/GP1 1 / 7 Comunidade do Morro da AABB pressiona pelo não fechamento de escola Comunidade do Morro da AABB pressiona pelo não fechamento de escola
José Maria Barros/GP1 2 / 7 Edilza Carvalho anuncia decisão do prefeito em não fechar a escola Edilza Carvalho anuncia decisão do prefeito em não fechar a escola
José Maria Barros/GP1 3 / 7 Edilza Carvalho, líder do movimento Edilza Carvalho, líder do movimento
José Maria Barros/GP1 4 / 7 Moradores continuam mobilizados Moradores continuam mobilizados
José Maria Barros/GP1 5 / 7 Moradores não aceitam fechamento da escola Moradores não aceitam fechamento da escola
José Maria Barros/GP1 6 / 7 Padre Sebastião lamenta ausência da secretaria de Educação Padre Sebastião lamenta ausência da secretaria de Educação
José Maria Barros/GP1 7 / 7 Sindserm apoia  movimento da comunidade do Morro da AABB Sindserm apoia movimento da comunidade do Morro da AABB

Pressionado pela comunidade que não aceitava a medida intempestiva, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), recuou e decidiu não mais fechar a escola municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no Morro da AABB. 

A decisão de manter a escola em funcionamento foi comunicada pelo Padre Walmir (PT) na manhã de ontem, 24, durante encontro com representantes da comunidade do Morro da AABB. Embora presente, a secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro, não se manifestou sobre o assunto, preferindo ficar calada. 

Para traçar as últimas estratégias visando manter a escola funcionando, a comunidade reuniu-se na noite de ontem, 24, no pátio da unidade. A discussão foi conduzida pela líder do movimento, Nailza Carvalho e contou com a presença do Padre Sebastião Santos, do representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos, Nathércio; vereadora Dalva Mocó (PTB) e expressivo número de moradores. 

Apesar de convidada via ofício, mais uma vez a secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro, não compareceu. A ausência dela na reunião foi duramente criticada pelo Padre Sebastião, que considerou a atitude como falta de consideração e respeito para com os moradores. 

“Se ela [secretária de Educação] tivesse vindo antes, esclarecido a comunidade de forma transparente, acredito que não teríamos chegado a esse impasse. Por isso, quero aqui lamentar a ausência da secretária de Educação, que mesmo convidada oficialmente, mais uma vez não compareceu a reunião para debater com a comunidade do Morro da AABB” – alfinetou o Padre Sebastião. 

Escola não fecha 

Segundo Nailza Carvalho, no encontro com o prefeito na manhã de ontem, 24, ficou decido que a escola vai continuar funcionando. Para tal, o Padre Walmir exigiu que existissem pelo menos 100 alunos matriculados. “Como já conseguimos 105 alunos, acredito que a unidade não será fechada” – previu a líder do movimento. 

Como não houve por parte da secretária municipal de Educação a garantia de que a escola não vai fechar, Nailza Carvalho anunciou que a comunidade vai continuar mobilizada. Ela alertou que qualquer retrocesso em relação à decisão do prefeito de que a unidade vai funcionar, os moradores estarão prontos para promoverem protestos e buscarem junto ao Ministério Público e ao poder Judiciário, a garantia dos seus direitos. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.