Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PM é conduzido ao Greco e mais 10 pessoas são presas em Teresina

De acordo com o delegado Geral da Polícia Civil, os envolvidos são, em parte, foragidos da justiça que atuavam em conjunto nas ações criminosas. Até o momento 10 pessoas já foram presas.

Divulgação/PC-PI 1 / 7 Operação Refranata Operação Refranata
Divulgação/Ascom 2 / 7 Policiais civis deflagram Operação Refranata Policiais civis deflagram Operação Refranata
Divulgação/Ascom 3 / 7 Policia Civil prende suspeito na Operação Refranata Policia Civil prende suspeito na Operação Refranata
Divulgação/Ascom 4 / 7 Policiais civis cumprem mandados da Operação Refranata Policiais civis cumprem mandados da Operação Refranata
Divulgação/Ascom 5 / 7 Operação Refranata é deflagrada pela Policia Civil Operação Refranata é deflagrada pela Policia Civil
Divulgação 6 / 7 Policiais cumprem mandados de operação no Piauí Policiais cumprem mandados de operação no Piauí
Divulgação 7 / 7 Policiais cumprem mandados de operação no Piauí Policiais cumprem mandados de operação no Piauí

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) deflagrou no início da manhã desta quarta-feira (29) a Operação Refranata, com o objetivo de dar cumprimento à 26 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisões preventivas contra uma quadrilha que atua em estouros a caixas eletrônicos, roubos a bancos, veículos e tráfico de drogas. Também foram efetuadas duas conduções coercitivas, sendo que um dos conduzidos é um soldado da Polícia Militar do Piauí, que já havia sido preso em uma operação policial, sob suspeita de participação na fraude ao concurso do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista os envolvidos são, em parte, foragidos da justiça que atuavam em conjunto nas ações criminosas. Até o momento 10 pessoas já foram presas. “A gente tem realizado várias operações e a cada ação nós vamos montando novas operações. Então esse trabalho de hoje é uma continuação e já temos 10 pessoas presas, outros alvos serão cumpridos dentro do sistema prisional. As prisões ocorreram em Teresina, mas nós temos também cumprimento de mandados de busca em Timon”, explicou o delegado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Riedel BatistaDelegado Riedel Batista

Em entrevista ao GP1, o delegado Gustavo Jung informou que a investigação teve início há seis meses atrás. “Quando ocorreram alguns crimes nós começamos a acompanhar, a fazer um levantamento e conseguimos chegar nesse pessoal, que é a base periférica de um grupo maior. Nós já estamos, por meio de operações, prendendo pessoas do grupo maior e agora está tendo essa operação para prender o resto dos envolvidos e as pessoas que davam apoio periférico, como carros, fornecimento de munição”, disse.

Segundo o delegado, a operação foi deflagrada para evitar que um novo ato criminoso ocorresse. “Deflagramos a operação hoje porque havia a possibilidade de um plano criminosos por parte deles, por isso tivemos que intervir”, disse.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado Gustavo JungDelegado Gustavo Jung

O delegado confirmou ainda a condução coercitiva de um policial militar. “Fizemos a condução para ouvi-lo e fazer mais definições a respeito do seu envolvimento com os criminosos. O que sabemos é que ele passava informações privilegiadas e que era amigo de parte do grupo. Ele já foi preso em uma operação por corrupção e agora está sendo conduzido por envolvimento organização criminosa e assalto a banco”, afirmou.

A operação contou com o apoio da Polinter, Homicídios, Delegacia de União, José de Freitas, Altos, 1°DP, 2°DP, 4°DP, 5°DP, 7°DP, 12°DP, 8°DP, 23°DP, além da Polícia Militar do Piauí e Delegacia Regional de Timon, no estado do Maranhão.

Toda a ação está sendo realizada com a participação de 100 policiais civis e conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Central de Inquéritos do TJ-PI, através do Juiz Luis Moura, além da Delegada Vanda Abreu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.