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Teresina - Piauí

Avaliação põe alunos do 2º ano de Teresina em nível 'avançado'

As provas foram aplicadas em turmas do II Período da Educação Infantil e 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental a fim de monitorar o desempenho dos estudantes em Matemática e Língua Portugues

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) divulgou nesta quinta-feira (09) os resultados dos testes aplicados pelo Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) em dezembro de 2016. A avaliação própria da capital é realizada desde 2014 e mede o aprendizado dos alunos em cada unidade de ensino da Rede Municipal, oferecendo dados para as próximas ações pedagógicas.

As provas foram aplicadas em turmas do II Período da Educação Infantil e 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental a fim de monitorar o desempenho dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa, especialmente nas habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos.

O resultado que anima a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) revela que todos os anos escolares cresceram em proficiência na Língua Portuguesa, alcançando mais de 600 pontos em uma escala de 1000. As turmas de 2º ano foram ainda mais longe e alcançaram o nível “Avançado”, última das quatro etapas que indicam o quanto aprenderam no ano.

Segundo a coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, os resultados demonstram evolução no desempenho das habilidades dos estudantes. “Mostra que estamos no caminho certo. E com os dados em mãos logo no início do ano letivo, os gestores e professores já têm um perfil do aluno que está em sala de aula, onde foram seus avanços e quais habilidades devem ser melhor trabalhadas”, explicou.

Os resultados completos estão disponíveis para o acesso das escolas no site do SAETHE, com dados consolidados dos 27.028 alunos avaliados, 1.173 turmas e 300 escolas. Os números também devem ser compartilhados entre os diretores, com orientações dos especialistas da Universidade de Juiz de Fora.

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