Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nova Central que regulariza consultas do SUS já está funcionado

A nova Central é online e coordena o fluxo de todas as Unidades de Saúde de Teresina.

A nova Central que regulariza as consultas especializadas e exames complexos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) já está funcionando. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Sílvio Mendes, o objetivo é organizar o atendimento de forma isenta e ágil.

A nova Central é online e coordena o fluxo de todas as Unidades de Saúde de Teresina, como também integra 223 municípios de todo o Piauí e 27 municípios do estado do Maranhão. Em um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), a central trabalha com um sistema moderno de identificação por IP, que designa o acesso para apenas uma máquina com servidores cadastrados por unidade, evitando assim a marcação por terceiros.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio MendesSílvio Mendes

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. “O usuário terá suas consultas e exames marcados diretamente pelas unidades, e já sairá com o dia, a hora e o nome do especialista que irá atender a sua necessidade de saúde”, informa o presidente. 

Os pacientes são submetidos a uma fila única e regulada por esta central, que irá distribuir de forma mais ágil as vagas do SUS em unidades de saúde públicas, filantrópicas e privadas na capital. “Se trata de uma central mais eficiente e mais segura, para evitar fraudes e atender o maior número de pessoas no melhor espaço de tempo”, explica Sílvio Mendes.

 Ainda segundo o presidente, o SUS tem um potencial muito grande e muitas pessoas não sabem como ter acesso a ele. “Queremos que a população entenda como funciona e tenha cada vez mais acesso de forma muito mais eficiente” diz Sílvio Mendes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.