Fechar
GP1

Picos - Piauí

Câmara Municipal de Picos realiza sessões extraordinárias

Durante as sessões foram aprovados dois projetos de resolução propostos pela mesa diretora da casa.

A Câmara Municipal de Picos realizou na tarde dessa quinta-feira, 2 de fevereiro, duas sessões extraordinárias logo após a solenidade de abertura do ano legislativo pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT).

Durante as sessões, foram aprovados dois projetos de resolução propostos pela mesa diretora da casa. Um deles que trata sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Picos e outro que regulariza a concessão da verba indenizatória para os vereadores.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Projetos aprovados são de autoria da mesa diretora da CâmraProjetos aprovados são de autoria da mesa diretora da Câmara

Alegando que necessitava dá um parecer formal sobre a constitucionalidade das matérias, o líder da oposição, Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB), tentou obstruir a votação. Ele é o relator da Comissão de  Legislação, Justiça e Redação Final.

Embora existisse um acordo prévio entre a maioria dos vereadores o presidente da Câmara, Hugo Victor (PMDB), colocou em plenário a decisão pela realização ou não das sessões. A maioria se manifestou favorável e as matérias foram votadas e aprovadas em definitivo.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Hugo Victor garante que Câmara permanece independenteHugo Victor garante que Câmara permanece independente

Verba indenizatória

Segundo o §1º, o valor mensal da verba indenizatória será de R$ 3.500,00 mensais, podendo ser revisto uma vez por ano, no mês de janeiro. A correção será em conformidade com adequação financeira e orçamentária da Câmara Municipal de Picos, com autorização da mesa diretora.

Na resolução que trata da reforma administrativa da Câmara Municipal de Picos foi mudado o artigo 28, que passou a ter o seguinte teor: Cada Gabinete Parlamentar será composto por um chefe de gabinete parlamentar, indicado por seu respectivo parlamentar. § 1, os demais cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração do presidente da Câmara.

Antes da mudança o artigo 28 dizia que cada Gabinete Parlamentar seria composto por um chefe de gabinete parlamentar e dois assessores parlamentares.

Entendimento

O presidente da Câmara, Hugo Victor (PMDB), garantiu que as matérias em pauta serão discutidas e votadas em plenário sempre buscando um acordo entre os vereadores. Ressaltou ainda que vai conduzir os trabalhos com calma, serenidade e respeitando o posicionamento de cada parlamentar.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Projetos foram aprovados em duas votaçõesProjetos foram aprovados em duas votações

“Aqui não existe tratamento diferenciado para situação e oposição! Defendemos o entendimento e a independência da casa como sempre fizemos nos mandatos anteriores” – assegurou o presidente Hugo Victor (PMDB).

Ele também comentou a mensagem lida pelo prefeito Padre Walmir (PT), destacando que as ações administrativas da atual gestão já estão produzindo frutos junto à comunidade, especialmente para os mais carentes e que necessitam da ação do poder público.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.