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Teresina - Piauí

Eletrobras lidera ranking de empresas reclamadas no Piauí em 2016

A Eletrobras Distribuição Piauí foi a empresa que ficou em primeiro lugar do ranking, foram 349 reclamações, de um total de 692 atendimentos referentes à empresa.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) divulgou nesta quarta-feira (15) o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano de 2016, documento publicado anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje (15/03). A Eletrobras Distribuição Piauí foi a empresa que ficou em primeiro lugar do ranking, foram 349 reclamações, de um total de 692 atendimentos referentes à empresa, que é responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1EletrobrasEletrobras

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.

Em entrevista ao GP1, o assessor Jurídico do Procon, Edivar Carvalho, falou que um dos motivos que gera grande parte das reclamações é a falta de informação. “Nós costumamos dizer lá no Procon que uma das maiores causas de uma má relação de consumo é a informação. Na maioria das demandas que são registradas nos Procons do pais, o motivo é a falta de informação, seja ela por uma publicidade enganosa, induzido o consumidor ao erro, ou às vezes pelo consumidor ser enganado por uma determinada oferta abusiva. Então a gente tem buscado atender o consumidor e verificar caso a caso para poder gerir e resolver o conflito”, comentou o assessor.

Edivar explica que existe um perfil de reclamações que se estende por todos os estados do Brasil sendo, principalmente, alvo de denúncias empresas que fornecem os serviços essenciais a sociedade. “Os problemas hoje se for verificar é que as maiores demandas estão relacionadas com serviços essenciais, ou seja, serviços com telefonia, energia, água e também muito problema relacionado a serviço financeiro. E são problemas que se reflete em todos os estados da Federação”, concluiu.

Veja aqui a lista completa de relações em 2016.

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