Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Taxistas protestam em audiência sobre Uber na Câmara de Teresina

O presidente da cooperativa de taxistas de Teresina, Pedro Ferreira, afirmou que o grupo compareceu ao plenário para se manifestar em favor da legalidade.

Lucas Dias/GP1 1 / 9 Mesa de Honra Mesa de Honra
Lucas Dias/GP1 2 / 9 Audiência Pública sobre Uber Audiência Pública sobre Uber
Lucas Dias/GP1 3 / 9 Taxistas protestam na Câmara Municipal Taxistas protestam na Câmara Municipal
Lucas Dias/GP1 4 / 9 Táxis Táxis
Lucas Dias/GP1 5 / 9 Pedro Ferreira Pedro Ferreira
Lucas Dias/GP1 6 / 9 Moura Fé Moura Fé
Lucas Dias/GP1 7 / 9 Jean Moraes Jean Moraes
Lucas Dias/GP1 8 / 9 Filipe Carvalho Filipe Carvalho
Lucas Dias/GP1 9 / 9 Vereador Deolindo Vereador Deolindo

Taxistas e mototaxistas se manifestaram durante a audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Teresina para discutir sobre o Uber e reuniu vereadores, operadores do aplicativo e representantes de entidades e órgãos fiscalizadores. Parte da Avenida Marechal Castelo Branco foi tomada por táxis.

O presidente da cooperativa de taxistas de Teresina, Pedro Ferreira, afirmou que o grupo compareceu ao plenário para se manifestar em favor da legalidade. “Não somos contra o aplicativo, somos contra a ilegalidade. Não temos medo de concorrência, agora, trabalhar na ilegalidade, sem pagar imposto, é ilegal. Essa é a indignação da classe, estamos aqui pela legalidade, e acredito que a audiência pode abrir caminhos para diminuir os conflitos”, declarou ao GP1.

Os mototaxistas também manifestaram indignação, Moura Fé, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Teresina, pede que a sociedade não seja favorável ao Uber. “Queremos um movimento que vá no sentido de proibir, não legalizar o Uber, não podemos permitir que o que é ilegal seja legalizado, defendemos o valor moral e não podemos permitir que uma empresa internacional, um aplicativo virtual venha se instalar na nossa cidade e causar desordem”, afirmou.

Por outro lado, representando os operadores do aplicativo, Jean Morais anunciou a criação da Associação dos Motoristas Autônomos de Transporte Individual do Piauí (AMATEPI). “A instituição surge para fortalecer a categoria da plataforma, estamos na audiência para pedir ao poder público que se manifeste e que tome as precauções cabíveis para a regularização do aplicativo”, destacou.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI também enviou representante a audiência. Filipe Carvalho, diretor de planejamento da entidade, manifestou o posicionamento do DCE.  “Os estudantes já são muito afetados pela precariedade do transporte público, por isso defendemos que todos possam participar, são todos trabalhadores e não podem ser impedidos de trabalhar. Viemos aqui nos posicionar e dizer defendemos a regulamentação do Uber, mas que eles não podem parar de trabalhar porque ainda não foi regulamentado”, pontuou.

O propositor da audiência, vereador Deolindo Moura (PT) defendeu que a cidade pode ganhar com a regulamentação. “Essa discussão não deve se esgotar na câmara, serve mais como uma caixa de ressonância, de modo que os vereadores possam fazer a mediação. É preciso aparar as arestas sobre o transporte individual, acredito inclusive que todo mundo pode ganhar com a regulamentação, principalmente o povo de Teresina”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.