Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Evangélicos não têm celebrações especiais durante a Semana Santa

Para os evangélicos, esse período da Semana Santa é apenas mais um feriado do ano, onde aproveitam para pregar o evangelho de Cristo.

As celebrações alusivas à Semana Santa começaram no domingo de ramos e terminam uma semana depois, no domingo de páscoa, quando acontece a ressurreição de Cristo. Esses ritos são praticados há muitos anos pela igreja católica. Para os evangélicos, essa data é apenas mais um feriado do ano, onde aproveitam para pregar o evangelho de Cristo.

Congregação Adventista do Sétimo Dia

Para o Pastor Raimundo Nonato, da Congregação Adventista do Sétimo Dia, o feriado da semana santa, serve para evangelizar as pessoas. “Não celebramos a tradição da Semana Santa, aproveitamos esse período para levar o evangelho para as pessoas que precisam conhecer a verdadeira palavra de Deus” disse.

De acordo com o Pastor da Adventista, hoje as pessoas celebram a Semana Santa de forma errada. “Essa história de coelhinho da páscoa, ovo de chocolate, isso tudo é apenas mais uma invenção do comércio para poder vender. As pessoas estão vivendo uma páscoa de ilusão, uma coisa que não é verdadeira”, comentou.

  • Foto: Rafael GalvãoPastor da Congregação Adventista do Sétimo DiaPastor da Congregação Adventista do Sétimo Dia

Para Nonato, esse símbolo do coelho da páscoa não passa de uma tradição. “Tudo isso não passa de uma tradição que foi incorporada ao longo dos anos, o verdadeiro sentido da páscoa é o sacrifício de Jesus Cristo. Nossa igreja comemora a verdadeira história, que tem como símbolo o cordeiro, que representa Jesus e a erva amarga, que representa o pecado do mundo”, revela.

Ele fala ainda que a verdadeira páscoa representa a passagem bíblica onde Moises tira o povo de Deus da terra do Egito. “A páscoa passou a ser celebrada quando Moises seguiu as ordens do Senhor para tirar seu povo do Egito, desde então a comemoração foi realizada, mas quando Jesus veio à terra, ele acabou com a tradição, substituiu a páscoa pela Santa Ceia” concluiu.

Igreja Batista da Ressurreição

Para o Pastor Isaias Ferreira, da Igreja Batista, a páscoa simboliza o cordeiro, que representa a morte de Jesus Cristo. “O cordeiro que Deus que tira o pecado do mundo, é nessa passagem da bíblia que podemos dar o significado para a verdadeira páscoa”, contou.

Ainda segundo o Pastor Isaias, o momento da Semana Santa serve para levar mais amor para a sociedade. “As pessoas precisam de muito mais amor no coração, temos esse feriado para levar a mensagem do Senhor para quem mais precisa”, disse.

  • Foto: Divulgação/Facebook Isaías Bento FerreiraPastor da Igreja Batista da Ressurreição Pastor da Igreja Batista da Ressurreição

Ferreira fala ainda que o ovo de chocolate e o coelho não representa esse período. “Para nós da igreja Batista, esses símbolos do coelho e de ovos de chocolate não representam o verdadeiro espírito da páscoa. A morte e a ressurreição de Cristo é o principal sacrifício que o Senhor fez pela humanidade, deu o seu filho único para salvar a humanidade”, comentou o Pastor Ferreira.

Não se sabe uma data certa da morte e ressurreição de Cristo, mas os membros da igreja Batista respeitam esse feriado. “Não podemos fazer nada em relação ao feriado, mas nossos membros aproveitam esse momento para fazer reflexão sobre a nossa vida. Na sexta-feira, nós não realizamos nenhuma programação, para os fiéis viajar, ficar com seus familiares, enfim, paramos um pouco para uma aproximação com o Senhor”, concluiu o Ferreira.

Igreja Internacional da Graça de Deus

Para o Pastor Carlos Guimarães, da Igreja Internacional da Graça de Deus, o período da Semana Santa é vivido de acordo com a palavra de Deus. “Nesse tempo de quaresma, algumas pessoas fazem jejum e tudo mais, mas isso não basta, temos que ter esse espírito durante o ano inteiro, não apenas nessa data” revelou.

  • Foto: Divulgação/Facebook Carlos AugustoPastor da Igreja Internacional da Graça de DeusPastor da Igreja Internacional da Graça de Deus

Ainda de acordo com Carlos, Jesus deixou o livre arbítrio para fazer o que quiser. “Esse é um momento onde as pessoas ficam santas, temos a opção de fazer o que quiser, o ideal seria todos fazendo isso sempre, a humanidade seria bem melhor” disse.

Guimarães fala ainda que não se pode fazer julgamento de valor, a bíblia não fala de coelho. “Existe uma tradição humana, mas não é isso que está na bíblia, temos que está de bem com o Senhor, e respeitar sem julgar as demais denominações”, comentou.  

Comidas do período

Na Semana Santa não é comum as pessoas comerem carne vermelha. Isso já uma tradição cristã que vem de muitos anos. Mas para os evangélicos, isso não faz parte da palavra de Deus, não passa de uma cultura religiosa.

Para os membros da Adventista do Sétimo Dia, não é proibido comer nada, o que não pode mesmo é ficar sem comer. “É um período que pode se comer de tudo, isso não passa de uma tradição inventada pelas pessoas do passado”, disse o pastor Nonato.

Já para a Igreja Batista da Ressurreição, não existe essa coisa de comer apenas peixe. “Isso nunca existiu, podemos comer de tudo, mas também não condenamos quem só come peixe, se tiver vontade de comer carne ou frango, não tem nenhum problema”, comentou o pastor Ferreira.

O pastor da Igreja da Graça, disse que se o convidarem para um churrasco nesse período vai com o maior prazer. “A pessoa que me convidar para um churrasco em sua casa, eu procuro um espaço na minha agenda e vou sem problema. Na casa da minha mãe comi peixe, mas se tivesse carne comeria do mesmo jeito (risos)”, revelou Carlos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.