Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Motoclubes se unem e fazem ação social para crianças na páscoa

Dia 20 de abril os motoclubes do Piauí promoverão um evento na Ponte Estaiada com objetivo de arrecadar fundos para ajudar três instituições carentes.

O motoclube Abutres do estado do Piauí irá realizar no dia 20 de abril uma ação social que tem como objetivo distribuir ovos de páscoa para crianças carentes de duas instituições de Teresina, Instituição Amhor e Espaço Crescer, e uma de Timon, Lar da Criança. O evento será realizado em baixo da Ponte Estadiada, por volta das 19h, e contará com o apoio dos motoclubes Entre Amigos e Só Nave.

Além das instituições que serão assistidas em Teresina e Timon, a ação social da páscoa irá abranger também 57 crianças do povoado Santo Inácio, localizado na zona rural de Coelho Neto-MA. As crianças do povoado são meninas e meninos de famílias que sofreram com as chuvas e enchentes dos riachos que ficam próximos da localidade. Muitas dessas famílias perderam quase tudo nesses desastres naturais.

Em entrevista ao GP1, o subdiretor social do Abutres, Thiago Gondim, informou que já foram realizadas mais de 10 ações sociais durante dois anos. “A gente tinha pensado em fazer essa ação, pois já fizemos no ano passado e a gente foi muito cobrado pelas crianças, justamente, para haver esse retorno. Levamos ovos de páscoa, alimentos, fraldas e se criou essa expectativa. Nesse ano, resolvemos fazer uma parceria com os nossos amigos de outros motoclubes, que é o Só Nave e o Entre Amigos. Chamamos eles para nos ajudar a fazer essa campanha. Como se tornou mais forte, nós pegamos três instituições uma de Timon e duas de Teresina, juntando essas três instituições está dando mais de 100 crianças para serem assistidas com esses ovos de páscoa. A rifa [que será realizado no evento, dia 20] vai servir para arrecadar fundos para gente poder bancar, pois não temos só o intuito de levar só os ovos, mas sim, levar o alimento, levar brinquedos, levar uma salada de frutas, um cachorro quente e tornar a tarde dessas crianças mais divertida”, disse.

“Todo moto clube tem o mesmo ideal de reunir o pessoal que gosta de motos. Além de gostar de motos nós temos uma certa irmandade. A gente entende que além de ser uma atividade cristã [ação social na páscoa], ela faz parte muito do nosso convívio com o motoclube. Então, por ano, fazemos umas quatro ações sociais”, informou o vice-presidente do grupo Entre Amigos, Marciley Filho.

Além disso, o subdiretor social, Thiago Gondim, relatou que os Abutres é o único motoclube do mundo que foi agraciado por uma comenda da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece o trabalho social do grupo a nível nacional. “Nós temos esse prestígio de ser reconhecido por esse tipo de ação. Além de fazer ações voltadas para o público infantil, nós fazemos para idosos também. Fazíamos muitas entregas de sopas nas ruas para as pessoas que são necessitadas. Mas agora a gente voltou o nosso foco para atender mais crianças e idosos. Nós temos realizado essas campanhas não só em Teresina, mas também nas cidades de Timon, Coelho Neto, União, Picos e Parnaíba. Onde tem Abutres estão sendo realizadas essas ações sociais, pois é um dos pilares de sustentação do clube”, frisou.

Durante a entrevista, Caio, representante do motoclube Só Nave, falou sobre a importância e empatia que se deve ter, principalmente nessa época do ano, a páscoa. “É muito importante, pois além de tudo, os integrantes do Só Nave são pais e têm famílias, além disso, alguns têm filhos. Nós tentamos nos colocar nos lugares das crianças que são carentes, muitas carentes até de família. A gente sempre procura está ajudando e colaborando pra isso, trazer a felicidade que poucas crianças têm”, finalizou Caio.

Motoclube Abutres

O motoclube Abutres surgiu em 1989 no estado de São Paulo. Em Teresina, o grupo só existe há 3 anos, pois foi a última capital do Brasil a ter membro do Abutres. No mundo existem aproximadamente 8 mil membros, no Piauí são 85 e em Teresina 42 motociclistas.

Durante entrevista ao GP1, o diretor estadual do Abutres, Francisco Soares, relatou um pouco sobre a origem do nome do grupo. “O abutre é uma ave preta, que é a cor dos nossos coletes, das nossas motos. As cores do motoclube são preto e branco. É uma ave muito forte, muito rápida, que sempre anda em bando, e é uma das coisas que a gente sempre preza que é a questão da família, união. A questão de estar cuidando um dos outros, as ações sociais fazem parte do espírito abutre”, disse.

Dentre as diversas ações que o grupo realizou, o diretor Francisco Soares informou que a ação que mais comoveu o motoclube foi realizada no natal. “O natal é uma época muito família, e lá havia muitas crianças sem família ou família de alto risco. Elas ficavam muito empolgadas. Eu lembro que a segunda criança que eu fui falar, eu estava vestido de papai Noel, ela me deu um abraço, aí eu abracei ela de volta. Depois disso eu tive que abraçar todas elas, uma por uma, botar na perna e conversar. Foi muito cansativo, mas foi também muito gratificante! Então, não é só entregar o presente, o lanche, tem a brincadeira também”, comentou Soares.

  • Foto: Arquivo Pessoal/AbutresAção social no natalAção social no natal

Além disso, Francisco Soares revelou que as ações sociais dentro do motoclube são realizadas desde quando teve origem no Brasil, ou seja, há 28 anos. “A gente sempre realiza ações sociais, por conta da prestação de serviço para a sociedade. É uma forma de dar um retorno para a sociedade. Nós somos um grupo com funções bem definidas, cada membro tem uma função dentro do todo. Se a gente pode ajudar, por que não ajudar?!”, finalizou.

  • Foto: Arquivo Pessoal/AbutresMotoclube AbutresMotoclube Abutres
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.