Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Eletrobras Piauí vai recorrer de multa do Procon de R$ 576 mil

Em nota, a Distribuidora afirma ainda que está cumprindo o que determina a Lei Municipal 52/2003, que isenta desse tributo apenas os consumidores da classe rural.

A Eletrobras Distribuição Piauí enviou, na tarde desta quarta-feira (24), nota de esclarecimento sobre matéria publicada nessa terça-feira (23), intitulada "Procon aplica multa de R$ 576 mil à Eletrobras Distribuição Piauí".

A Eletrobras foi denunciada por cobrar indevidamente a seus consumidores rurais, residentes no município de Jatobá do Piauí, embutindo em suas faturas mensais de consumo de energia elétrica, a cobrança a título de COSIP - Contribuição Social de Iluminação Pública, apesar dos referidos consumidores serem isentos desta taxa.

Em nota, a Distribuidora afirma que vai recorrer da decisão administrativa por entender que a cobrança está dentro da legalidade.

“É importante ressaltar que a Cosip é um tributo, em forma de contribuição, prevista na Constituição Federal e regulamentada por Lei Municipal, e que o valor arrecadado é repassado pela Eletrobras Distribuição Piauí para o Município”, diz trecho da nota.

Confira abaixo nota na íntegra

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que, ao cobrar a Contribuição para Custeio de Iluminação Pública de consumidores residentes na zona rural do Município de Jatobá do Piauí, está cumprindo o que determina a Lei Municipal 52/2003, no art. 5º, § 2º que isenta desse tributo apenas os consumidores da classe rural.

No entanto, conforme a Resolução nº 414, art. 5º, § 4º, da Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel, para ser classificada como classe rural, é necessário a unidade consumidora desenvolver atividades de agricultura, pecuária ou aquicultura, não é suficiente estar localizada na zona rural.

Por estar certa da legalidade da cobrança, a Distribuidora irá recorrer da decisão administrativa.

É importante ressaltar que a Cosip é um tributo, em forma de contribuição, prevista na Constituição Federal e regulamentada por Lei Municipal, e que o valor arrecadado é repassado pela Eletrobras Distribuição Piauí para o Município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.