Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Crefito 14 vai acionar o MP-PI após vistoria no HUT

O presidente Marcelino Martins ainda cobrou a nomeação de 21 fisioterapeutas aprovados em concurso público e que ainda não foram chamados.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) realizou, na noite desta terça-feira (02), uma fiscalização no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) quando foi constatada a ausência de fisioterapeutas em algumas alas, na sala de estabilização, clínicas médica e pediátrica e, por último, na urgência pediátrica.

A fiscalização aconteceu depois que o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, confirmou que neste mês de maio não haverá mais fisioterapeutas no período da noite e nos finais de semana.

Em entrevista ao GP1, na tarde desta quarta-feira (03), o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, informou que o relatório que está sendo preparado será entregue ao Ministério Público do Estado para que tome as devidas providências.

  • Foto: Facebook/Marcelino MartinsMarcelino Martins, presidente do Crefito 14Marcelino Martins, presidente do Crefito 14

“Nós estamos terminando o relatório pra encaminhar para o Ministério Público. Estamos fazendo a nossa parte e isso já foi chamado atenção do doutor Sílvio Mendes, o prefeito Firmino se comprometeu em dar encaminhamento a essas questões, ele encaminhou para o presidente da Fundação, e o doutor Sílvio disse que de pronto não podia fazer despesas, mas não é fazer despesas, é cumprir a lei”, declarou Marcelino.

Marcelino relatou como foi a visita: “Eu fui à noite por volta das 22 horas e saí de lá meia-noite e eu fiquei realmente estarrecido com o que eu vi lá, são situações em que na escala não tem mais fisioterapeutas nos turnos da manhã, tarde e noite, nos finais de semana não têm nenhum profissional escalado. Eu acho isso uma falta de respeito com a sociedade e com a população, e eu considero um caso desumano, de calamidade pública mesmo. Quantos pacientes não podem ter ido a óbito de ontem pra hoje? Quantos pacientes não agravaram seu estado de saúde irremediavelmente? Nós passamos em enfermarias que tinham crianças em ventilação mecânica e que não tinha fisioterapeuta, passamos em outros setores que também não tinham fisioterapeutas e em outros que estavam sobrecarregados, onde era pra ter dois fisioterapeutas e tinha só um”.

O presidente ainda cobrou a nomeação de aprovados em concurso: “Nós temos 21 candidatos aprovados em concurso pra serem chamados. Porque não fazem esse chamamento? Quer dizer que nós vamos esperar os cofres da prefeitura serem recheados de dinheiro pra poder resolver esse problema? E nós vamos abandonar essas crianças, jovens, adolescentes, idosos que podem ir a óbito diariamente no HUT?”, questionou.

“Isso vai ter que ser levado ao Ministério da Saúde, ao Ministério da Educação que tem convênio com o HUT, porque lá também é um hospital que tem a parte de ensino, pesquisa e extensão e, se for preciso, nós vamos até para a ONU (Organização das Nações Unidas), nós não podemos é aceitar isso, os recursos são mínimos pra garantir a vida das pessoas”, garantiu.

  • Foto: Divulgação/Crefito 14Vistoria realizada no HUTVistoria realizada no HUT

Ainda de acordo com o Crefito 14, a direção do Hospital informou que o centro conta com 70 profissionais da área trabalhando em escalas de plantão, mas com fisioterapeutas 24h apenas nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No entanto, foi constatado que o HUT conta com apenas 43 profissionais, sendo 35 estatutários e oito prestadores de serviço.

Para o Conselho, a carência de profissionais da área, que já era realidade no centro de saúde, ficou ainda maior devido à suspensão do convênio entre a Fundação Municipal de Saúde e faculdades particulares de Teresina, que disponibilizavam 14 fisioterapeutas como prestadores de serviço ao HUT.

Hospital de Urgência de Teresina

O GP1 ouviu, na noite dessa quarta-feira (03), o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, sobre as declarações de Marcelino Martins. Segundo ele, nem todo setor tem fisioterapeuta: "eu sou obrigado a ter fisioterapeuta na UTI e em todas elas eu tenho fisioterapeuta 24 horas", informou.

Gilberto ainda disse que não há nenhuma criança em ventilação mecânica em enfermaria, somente na UTI.  "Nós estamos fazendo toda a reestruturação do hospital e aí estamos avaliando qual setor que precisa mais, qual setor que precisa menos, então essas modificações nós estamos fazendo", declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueDiretor do HUT, Gilberto Albuquerque

O diretor disse ainda que a média de fisioterapeutas é boa: "Nós temos 43 fisioterapeutas no hospital, eu tenho quase 1 fisioterapeuta para 7 leitos, a média tá muito boa, talvez não tenha nenhum hospital com essa média no Piauí. Se a gente fizer a média de leitos, eu tenho 300 leitos e 43 fisioteraputas, então eu tenho número de fisioterapeutas muito grande pra o numero de leitos, se eu tivesse 50, 60, certamente seria melhor, se eu tivesse um enfermeiro por paciente, por leito, seria muito melhor, mas tem a história do recurso", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.