Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Tabeliã demite todos os funcionários do antigo cartório Naila Bucar

A denunciante disse ainda que os funcionários estão indignados com a forma como estão sendo tratados e principalmente porque se aceitarem continuar no cartório, terão que receber um salário m

O GP1 recebeu a informação de que a nova interina do Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina, Meirylane Oliveira Sousa, informou na quarta-feira (19) a demissão de todos os funcionários, 89 pessoas que trabalhavam há anos no cartório, que era conhecido como Naila Bucar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Cartório do 2º Ofício de notas e registro de imóveisCartório do 2º Ofício de notas e registro de imóveis

Uma pessoa, que preferiu não se identificar, afirmou ao GP1 que trabalha há um ano no cartório com carteira assinada e que quando a ex-tabeliã Rayone Queiroz saiu do comando, o juiz Júlio César Garcez, da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, afirmou que todos teriam seus direitos trabalhistas respeitados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rayone QueirozRayone Queiroz

“O cartório do 2º Ofício teve uma nova intervenção e colocaram a Meyre como a nova interina do cartório. Foi falado em uma reunião com o juiz Júlio Cesar Garcez, que seria uma sucessão trabalhista, ou seja, iria todo mundo permanecer. Quando foi ontem ela chamou todos os funcionários, disse que participou de uma reunião no Tribunal de Justiça e que iria demitir todos os funcionários. Disse que se a gente quisesse os nossos direitos, teríamos que ir à Justiça contra a antiga interina e quem quisesse ficar, receberia um salário mais baixo e que ela faria um contrato de experiência. Ou seja, ela pegou os funcionários rasgou todos os direitos e que quem quiser terá que ir para a justiça. Eles enganaram todos os funcionários e estamos nessa situação. Vamos sair sem nenhum direito. Ela quer que a gente comece do zero”, criticou a denunciante.

Ela disse ainda que os funcionários estão indignados com a forma como estão sendo tratados e principalmente porque se aceitarem continuar no cartório, terão que receber um salário menor pela mesma função que exercia.

“Ela disse que nessa reunião participou o corregedor geral e o juiz auxiliar Júlio Cesar Garcez, e algumas pessoas do Fermojupi, onde ficou definido que ela vai dar baixa em todas as carteiras. O cartório então vai parar, não vai ter funcionamento. No cartório, como nunca houve a homologação do concurso de 2013, então ainda não tem delegatório. Ficam pegando as interinas até o concurso sair. Como saiu a Rayone, a Meyre junto com o TJ iriam resolver a questão dos funcionários, que teria sucessão trabalhista, o que seria mais prático e certo para todo mundo. Eles querem virar as costas para a gente. Tínhamos uma carteira assinada, então a gente está indignado com isso”, criticou.

Manifestação

  • Foto: Lucas Dias/GP1Funcionários do cartórioFuncionários do cartório

Um grupo de funcionários se reuniu na manhã dessa quinta-feira (20) na porta do cartório, denunciando o caso. Alguns se dirigiram ao Ministério do Trabalho. Carlos Eduardo Galvão, que trabalhava há cerca de 9 meses no cartório, afirmou que não aceitará a proposta de trabalho em período de experiência. “É um contrato de experiência de 30 dias, prorrogável por mais 30, dependendo da nossa produtividade. Eu não vou aceitar, vou entrar na Justiça”, declarou ao GP1.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Carlos Eduardo GalvãoCarlos Eduardo Galvão

Mudança de interina

Uma investigação realizada pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça, que tem no comando o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, descobriu diversas irregularidades no cartório Naila Bucar. Após o relatório, o corregedor determinou a saída da tabeliã Rayone Queiroz e colocou Meirylane Oliveira Sousa para assumir temporariamente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.