Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT adquire equipamentos de última geração para cirurgias

garrote pneumático é um equipamento fundamental para as cirurgias ortopédicas.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) acabou de adquirir cinco unidades de um equipamento chamado Garrote Pneumático. O garrote pneumático é um equipamento fundamental para as cirurgias ortopédicas tanto de membro superior, quanto de membro inferior, pois permite o cirurgião realizar procedimentos sem a presença de sangue, favorecendo uma melhor identificação das estruturas anatômicas durante a cirurgia.

“A cada dia a Prefeitura de Teresina vem investindo em equipamentos de ponta para permitir maior segurança nos procedimentos e para otimização do tempo de recuperação dos pacientes do HUT. Cada Garrote Pneumático custou cerca de R$ 30 mil e suas aquisições fazem do HUT o único hospital público com este tipo de equipamento”, comemorou Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto AlbuquerqueGilberto Albuquerque

De acordo com Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT, esse tipo de aparelho é importante, pois favorece o trabalho cirúrgico mantendo a pressão do membro controlada, evitando complicações. “Quando não temos o Garrote Pneumático usamos uma faixa de borracha chamada Faixa de Esmarch e, nesse caso, não temos como controlar a pressão aplicada ao membro. Isso pode gerar complicações no pós-operatório imediato do paciente. Podendo, inclusive, prolongar ainda mais o tempo de recuperação”, explicou Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT.

Osvaldo disse ainda que, com a aquisição desses equipamentos, será possível minimizar os riscos de sequelas aos pacientes vítimas de traumas ortopédicos graves. “Os riscos de problemas como a Neuropraxia, no qual o paciente perde temporariamente os movimentos, irão reduzir, acrescentou o ortopedista.

O enfermeiro Ronaldo José, gerente do centro cirúrgico do HUT, explicou que o garrote pneumático garante maior segurança nos procedimentos de flebotomia (intervenções em vasos sanguíneos), técnica essencial para cirurgia dos membros inferiores e superiores, normalmente realizada nos paciente vítimas de acidentes de trânsito. “Além dos pacientes terem maior segurança na recuperação de cirurgias que afetam braços e pernas, os profissionais que participam das intervenções terão mais segurança no trabalho cirúrgico”, explicou Ronaldo, acrescentando que os profissionais do centro cirúrgico do HUT passarão por treinamento especializado visando o uso dos garrotes pneumáticos, para que as cirurgias e a recuperação dos pacientes se dê de forma otimizada.

O HUT possui nove salas de cirurgia que funcionam 24 horas por dia e realizam cerca de 40 procedimentos cirúrgicos diários, dos quais cerca de 60% são cirurgias ortopédicas. Em 2017, até o mês de junho, o HUT realizou 6.702 cirurgias das quais 3.901 foram ortopédicas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.