Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Chico Lucas diz que delegado Anchieta agiu com abuso de autoridade

"Nós fomos lá, eu fui lá também, a Comissão de Prerrogativas atuou muito bem junto com Associação dos Advogados Criminalistas, e na nossa visão houve abuso por parte do delegado", declarou.

O presidente da OAB do Piauí, Chico Lucas, comentou a confusão ocorrida, na manhã desta sexta-feira (28), entre os advogados Leonardo e Renato Queiroz e o delegado José de Anchieta Pontes dos Santos, na Central de Flagrantes de Teresina.

Chico Lucas afirmou que esteve no local e que houve abuso por parte do delegado: “Nós fomos lá, eu fui lá também, a Comissão de Prerrogativas atuou muito bem junto com Associação dos Advogados Criminalistas, e na nossa visão houve abuso por parte do delegado, porque ele impediu o advogado de exercer a sua profissão de maneira livre, além de sacar uma arma contra o advogado”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Chico LucasChico Lucas

Imagens das câmeras de segurança serão pedidas para averiguar o que ocorreu: “Pedimos as imagens pra confirmar, mas todos os depoimentos, inclusive dos policiais militares confirmaram que o delegado puxou a arma, então, um advogado que estava no exercício da sua profissão, que não cometeu nenhuma ilicitude, ter uma arma contra a sua pessoa, inclusive numa atitude de ameaça, de abuso de autoridade, para nós é um absurdo que vamos combater”, garantiu.

“Vamos representar criminalmente, administrativamente esse delegado por essa violação do exercício profissional do advogado Leonardo Queiroz”, declarou.

O presidente também disse que a categoria possui uma boa relação com a polícia: “Na verdade temos tido uma relação muito saudável com a polícia, com os delegados, para nós é uma coisa que não é o ordinário [a confusão na central], no entanto deve ser combatida para que não se repita em outras ocasiões”, finalizou.

Entenda

Nesta manhã, os advogados Leonardo e Renato Queiroz afirmaram que foram agredidos pelo delegado José de Anchieta Pontes dos Santos, na Central de Flagrantes de Teresina.

Os dois, que são irmãos, afirmam que estavam na central para acompanhar o depoimento de uma cliente, mas foram impedidos pelo delegado, que teria feito ameaças de morte.

  • Foto: Thais Souza/ GP1Advogado Leonardo QueirozAdvogado Leonardo Queiroz

“Estávamos acompanhando um procedimento de uma cliente, o delegado se alterou e agrediu o outro advogado, o Leonardo Queiroz. Saímos da sala após essa confusão, então o delegado voltou e agrediu novamente o Queiroz. Eu entrei no meio para separar e quando fiz isso, levei um tapa do delegado na cara e logo depois ele puxou o revólver e apontou para mim”, explicou Renato Queiroz.

A advogada Daniela Carla Gomes Freitas, Conselheira Nacional da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil, afirmou que a categoria quer a prisão em flagrante do delegado por abuso de autoridade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.