Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Carnaúba é oficializada como árvore símbolo do estado do Piauí

A solenidade teve início por volta das 8h da manhã na Praça Cultural Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona norte de Teresina.

Thais Guimarães/GP1 1 / 8 Governador assinando decreto Governador assinando decreto
Thais Guimarães/GP1 2 / 8 Margarete Coelho Margarete Coelho
Thais Guimarães/GP1 3 / 8 Governador do Piauí Governador do Piauí
Thais Guimarães/GP1 4 / 8 Ziza Carvalho Ziza Carvalho
Thais Guimarães/GP1 5 / 8 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Thais Guimarães/GP1 6 / 8 Ziza Carvalho assinando decreto Ziza Carvalho assinando decreto
Thais Guimarães/GP1 7 / 8 Wellington Dias Wellington Dias
Thais Guimarães/GP1 8 / 8 Margarete Coelho e Wellington Dias Margarete Coelho e Wellington Dias

A carnaúba (Copernicia Prunifera), foi oficializada, na manhã desta quinta-feira (21), pelo governador Wellington Dias, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, e pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Nouga Cardoso, como a árvore símbolo do estado do Piauí. A solenidade teve início por volta das 8h da manhã na Praça Cultural Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona norte de Teresina.

O governador Wellington Dias comemorou o sucesso da votação, que ocorreu por meio eletrônico. “Essa escolha é um marco importante porque houve uma votação em que os piauienses, por meio da internet, onde todos se envolveram. E eu achei interessante porque todo mundo estava animado participando. E venceu, de uma maneira muito forte, a carnaúba como árvore representativa do Piauí. A carnaúba que já é uma árvore protegida em lei pelo estado. Nós temos uma das maiores reservas de carnaúba do planeta, portanto, é uma grande responsabilidade para nós brasileiros que vivemos no Piauí proteger esse patrimônio. Essa árvore que, além de tudo o que representa de beleza, tem algo particular, que é o fator econômico", disse.

O Piauí é considerado o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da produção. Dentre as utilizações dessa matéria-prima destaca-se o uso como películas de hortifrúti, na fabricação de cosméticos e como isolante térmico.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Wellington Dias oficializa a carnaúba como árvore símbolo do PiauíWellington Dias oficializa a carnaúba como árvore símbolo do Piauí

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, a votação foi uma iniciativa do governo do Estado. “Tudo isso foi uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Piauí (Semar), com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que, junto com seus biólogos e engenheiros florestais escolheram quatro espécies mais identificáveis com a vegetação piauiense, com o bioma do estado do Piauí e fizemos uma enquete virtual para que a própria população pudesse escolher a árvore símbolo do estado”, afirmou.

O secretário comemorou ainda a vitória da carnaúba como sendo a árvore símbolo do estado. “Até então, o Piauí não tinha como símbolo nenhuma espécie vegetal. E merecidamente, com 49% dos votos, a Carnaúba foi escolhida dentre as quatro espécies que estavam concorrendo. A Carnaúba representa para o Piauí algo extremamente importante, desde a sua colonização. Os currais de gado eram feitos com as toras da Carnaúba, que também serviam de sustentação das casas, das fazendas. Inclusive suas palhas serviam para a cobertura dos telhados”, disse.

Segundo o secretário, a cera de carnaúba representa o segundo maior item de exportação do estado. “A cera de carnaúba é muito importante para a economia, para a geração de emprego e tudo é feito através de uma atividade econômica altamente sustentável, que é o extrativismo. Então a carnaúba representa, não só do ponto de vista cultural, mas ela tem uma identificação econômica com o povo piauiense altamente relevante. Esse decreto vem consolidar oficialmente a escolha dessa árvore símbolo e que vai representar também uma maior proteção e conscientização na sua conservação, haja vista que fica proibido qualquer corte e derrubada da árvore sem prévia autorização dos órgãos ambientais competentes”, completou.

Atualmente, 97% da produção da cera de carnaúba para exportação é produzida pelos estados do Piauí e Ceará. Dos 20 maiores municípios produtores e exportadores da cera, 15 estão localizados no estado do Piauí.

Para o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Nouga Cardoso, a escolha da árvore símbolo se deu por meio de uma ação conjunta. “O governador Wellington Dias, sabendo que havia essa lacuna na representação do símbolo do estado do Piauí, encomendou Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Piauí (Semar), que fizesse uma pesquisa pra se chegar naquela que deveria ser a árvore símbolo do estado do Piauí. A secretaria se uniu a Universidade Estadual e nós reunimos um conjunto de professores pesquisadores na área de botânica, que fez um dossiê daquelas que seriam a plantas com maior ocorrência no estado do Piauí e que significasse para a população, como sendo a árvore símbolo do nosso estado. Desse trabalho, essa comissão escolheu algumas plantas e criou-se o endereço eletrônico. O importante é que a população livremente entrou nessa página e pode apontar a carnaúba como a árvore símbolo do nosso estado”, disse.

A carnaúba foi escolhida árvore símbolo do Piauí com 49% dos votos. A enquete foi feita por meio eletrônico. Além da Carnaúba, estavam concorrendo o Ipê amarelo, o Jatobá e o Bacuri.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.