Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Justiça condena ex-prefeito Chico Leitoa a 3 anos de detenção

Chico Leitoa é pai do atual prefeito de Timon Luciano Leitoa e tio do deputado estadual reeleito Rafael Leitoa (PDT).

O juiz federal Gustavo André Oliveira dos Santos, da Subseção Judiciária de Caxias, condenou o ex-prefeito de Timon, Francisco Rodrigues de Sousa, o conhecido “Chico Leitoa”, a 3 (três) anos de detenção por infração ao art. 1°, Inciso IV, do Decreto Lei 201/67.

Segundo a denúncia feita pelo MPF, o então prefeito Chico Leitoa, no ano de 2004, teria desviado e se apropriado de verbas públicas relativas ao convênio 01.0035.00/2004, firmado entre a Municipalidade e o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, cujo objeto consistia na adequação e estruturação do Centro de Formação Profissional de Timon/MA para a indústria local de vestuário e artesanato em barro.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Chico Leitoa Chico Leitoa

O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT transferiu para a prefeitura R$ 279.123,00 (duzentos e setenta e nove mil e cento e vinte e três reais).

Conforme a acusação, diante da ausência de prestação de contas, foi instaurada Tomada de Contas Especial que concluiu que Chico Leitoa não teria conseguido comprovar a ligação entre os pagamentos efetuados e os equipamentos que indicou ter adquirido com os recursos, nem mesmo que tais equipamentos tenham servido aos propósitos a que supostamente se destinavam, “donde infere haver a ocorrência de apropriação indevida de verbas do convênio e bens com elas adquiridos”.

Em sua defesa o ex-prefeito afirmou que as obras foram realizadas em quase sua totalidade e informou que os equipamentos adquiridos foram recebidos em 31/01/2005, já na outra gestão municipal, e requereu sua absolvição sumária e, subsidiariamente, sua absolvição.

Ex-prefeito vai prestar serviços à comunidade

A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos consistente na prestação de serviços à comunidade.

O ex-prefeito foi ainda inabilitado pelo prazo de cinco anos para exercer cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

Chico Leitoa é pai do atual prefeito de Timon Luciano Leitoa e tio do deputado estadual reeleito Rafael Leitoa (PDT).

A sentença foi dada na última quarta-feira (14) e cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Outro lado

Chico Leitoa não foi localizado pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.