Fechar
GP1

Beneditinos - Piauí

Moradores assumem obra da ponte da Gameleira em Beneditinos

O líder comunitário, Marcelo da Barra, relatou que a previsão do Governo era que a ponte fosse entregue ainda no primeiro semestre, o que não aconteceu.

Divulgação 1 / 8 Tabuleiros estão sendo implantados pelos próprios moradores Tabuleiros estão sendo implantados pelos próprios moradores
Divulgação 2 / 8 Parte dos tabuleiros concretados Parte dos tabuleiros concretados
Divulgação 3 / 8 Nível do rio começou a subir Nível do rio começou a subir
Divulgação 4 / 8 Populares soldam estrutura da ponte Populares soldam estrutura da ponte
Divulgação 5 / 8 Comunidade se reuniu para concluir serviços na ponte Comunidade se reuniu para concluir serviços na ponte
Divulgação 6 / 8 Alguns pontos da ponte ainda não receberam o resto do material de concreto Alguns pontos da ponte ainda não receberam o resto do material de concreto
Divulgação 7 / 8 Moradores trabalham no local Moradores trabalham no local
Divulgação 8 / 8 Trecho da ponte ainda precisa ser concluído Trecho da ponte ainda precisa ser concluído

Os moradores do povoado Gameleira, no município de Beneditinos, resolveram por conta própria concluir a construção de uma ponte, depois de uma longa espera pela finalização da obra, que foi iniciada em meados de fevereiro, prometendo encurtar caminho entre os munícipios de Beneditinos, Prata, Coivaras, Alto Longá, Pau d'Arco, Santa Cruz dos Milagres, São Miguel da Baixa Grande e a Capital, Teresina.

Em 8 de fevereiro de 2018, data da assinatura da ordem de serviço, o governador Wellington Dias, na presença do senador Ciro Nogueira e da comunidade local, afirmou que a conclusão da ponte era uma das prioridades do Governo, mas passados 10 meses, nada foi entregue aos moradores, que continuaram usando uma pequena embarcação para atravessar o Rio Gameleira e chegar até à escola ou ao trabalho, por exemplo.

O problema é que o rio encheu e não está permitindo a travessia dos moradores. No final das contas, eles tomaram para si a responsabilidade de finalizar a obra, no entanto, sem qualquer conhecimento técnico, o que representa risco à segurança de quem se propôs terminar a ponte com as próprias mãos. O fato é que algumas pessoas já passaram a utilizar a ponte sem as condições ideais para o tráfego de veículos e pedestres.

O líder comunitário, Marcelo da Barra, relatou que a previsão era que a ponte fosse entregue ainda no primeiro semestre, o que não aconteceu. “O governador Wellington Dias prometeu fazer essa ponte até o mês de junho desse ano e nada feito. A comunidade precisa dessa ponte, o rio está enxurrado e ninguém passa para lá nem para cá”, reclamou.

No último dia 30 de agosto, a Secretaria de Transportes chegou a se manifestar, por meio de nota, afirmando que faltavam apenas a concretagem do tabuleiro e os acessos, que deveriam ter sido finalizados no final do mês de novembro.

Outro lado

Em resposta à demanda da comunidade, a Secretaria de Transportes, afirmou, novamente, por meio de nota de esclarecimento, que a obra será concluída 60 dias após a retomada dos serviços, que ainda não tem data marcada.

Confira a nota na íntegra:

ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans-PI) esclarece que está trabalhando no intuito de sanar entraves burocráticos que ocasionaram na paralisação temporária das obras da ponte sobre o Rio Gameleira, que vai ligar os municípios de Beneditinos e Teresina. A previsão é que as pendências para a liberação da última parcela para a conclusão dos serviços sejam solucionadas em breve, e que os serviços sejam concluídos em até 60 dias, após a retomada das obras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.