Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino diz que obra no Torquato Neto deve começar após as chuvas

A obra será feita depois que uma mulher identificada como Carla Daniela Morais Rodrigues, 32 anos, morreu após ser levada pela correnteza, no dia 9 de novembro, durante uma forte chuva.

A construção da galeria no residencial Torquato Neto, na zona sul de Teresina, deve começar depois do período chuvoso. A licitação para a escolha da empreiteira que vai realizar o serviço já está em andamento e o investimento será de R$ 70 milhões.

Segundo informações do prefeito Firmino Filho, a obra vai resolver a fase mais crítica da drenagem: “Esperamos que a licitação se conclua para darmos início a essa obra logo após o inverno. Esse investimento basicamente resolve a fase mais crítica do problema de drenagem”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

A obra será feita depois que uma mulher identificada como Carla Daniela Morais Rodrigues, 32 anos, morreu após ser levada pela correnteza, no dia 9 de novembro, durante uma forte chuva.

A prefeitura elaborou o projeto e captou os recursos junto ao Governo Federal: “A Prefeitura assumiu para si o dever de acabar com esse problema. O investimento é muito alto e por isso fomos à Brasília atrás dos recursos”, disse Firmino.

Estão previstos 28 quilômetros de galeria e o prazo para conclusão da obra é de 20 meses. Também fazem parte do projeto a recuperação do pavimento de duas ruas desses bairros danificadas nos últimos períodos chuvosos. Na segunda etapa, serão implantados mais 18 quilômetros de galeria. Nestes 46 quilômetros totais serão construídos quatro grandes reservatórios.

A galeria vai passar pelo Polo Industrial Sul, Torquato Neto e Portal Alegria e vai beneficiar mais de 8.300 famílias. Os reservatórios funcionarão como uma espécie de piscinões durante as cheias para conter água e liberar em um fluxo menor, evitando inundações.

De acordo com a prefeitura, o problema de drenagem na região surgiu após a construção de residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida sem as devidas obras de galeria, como previsto em projetos dessa magnitude: “É importante observar ainda que essa é uma questão devidamente judicializada para que possamos ao longo do tempo apurar as responsabilidades e penalizar os responsáveis por gerar um problema dessa magnitude que não existia", finalizou Firmino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Filha chora à espera da mãe arrastada por correnteza no Torquato Neto

Moradores do Residencial Torquato Neto sofrem com alagamentos

Firmino Filho culpa Caixa Econômica por alagamentos no Torquato Neto

Mulher arrastada por correnteza é encontrada morta no Torquato Neto

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.