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Setut explica falha em sistema que mandou mensagem de bloqueio

"Quando identificamos o problema, entramos em contato com o fornecedor que descobriu que foi uma configuração que eles mandaram errado e estamos corrigindo isso”, explicou a assessora.

O GP1 denunciou nessa semana que estão sendo registradas longas filas para o debloqueio de cartão dos estudantes, que é o passe estudantil que garante a meia-passagem. Mirian Aguiar, assessora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), explicou que as longas filas registradas para o recadastramento dos estudantes estão ocorrendo em decorrência de dois problemas. Um deles foi uma falha no sistema informando o vencimento do cartão para alguns usuários e a outra é a confusão por parte dos estudantes que acreditam que possuem somente até o final do mês de março para fazer a atualização dos dados.

A assessora explicou que muitos estudantes acreditam que o vencimento da carteira estudantil influencia no bloqueio do passe, o que não é o caso. “As entidades estudantis emitem uma carteira onde a validade termina dia 31 de março, mas isso é a carteira e não o cartão. Houve uma associação por parte dos estudantes que com o vencimento da carteira estudantil, o cartão também iria vencer. Os vencimentos dos cartões do passe estudantil acontecem até 31 de maio que é a validade, só que o bloqueio é feito de forma programada, gradativa, de acordo com a capacidade do Setut, para não haver sobrecarga no posto e também existe a orientação para os estudantes fazerem o agendamento”, destacou.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Assessora técnica do Setut, Mirian AguiarAssessora técnica do Setut, Mirian Aguiar

Outro problema foi uma falha no servidor que encaminhou mensagem para algumas pessoas informando que o cartão seria bloqueado. A mensagem foi encaminhada para aqueles que estavam com créditos próximos ao vencimento e necessitavam fazer uma nova recarga.

“O segundo problema, que foi identificado há alguns dias, é que tinha uma falha no sistema de bilhetagem, após uma atualização que ele passou e que estava enviando mensagens de bloqueio, mas que não era para Teresina, porque o fornecedor do sistema atua em várias cidades. Quando identificamos o problema, entramos em contato com o fornecedor que descobriu que foi uma configuração que eles mandaram errado e estamos corrigindo isso”, explicou a assessora.

Mirian Aguiar garantiu que estão sendo tomadas medidas para atender os estudantes e pediu que os usuários façam o agendamento do atendimento para evitar longas filas. “Entendemos que na medida que divulgamos que a validade da carteira não tem nada haver com o cartão, a pessoa espere ser acionado para fazer o recadastramento. Que a pessoa agende através do telefone 3214-5610, o seu atendimento para evitar desconforto. Entendemos que o fluxo deve ser reduzido, mas vamos recrutar mais atendentes provisórios, até que seja regularizada essa situação, pois isso pegou o Setut de surpresa essas suas duas situações que ocorreram”, justificou.

Necessidade de Recadastramento

A assessora técnica explicou que a atualização dos dados é necessária e precisa ser feita de forma anual, pois é uma forma de poder comprovar que o usuário da meia-passagem, realmente é um estudante.

“É uma determinação legal que exige que seja feito o recadastramento anualmente, pois a condição de estudante precisa ser comprovada. A lei exige isso porque o benefício da meia passagem é o que chamamos de benefício cruzado. O desconto que é dado aos estudantes, quem paga são os outros passageiros. Se o estudante só paga 20% da tarifa, significa que os 80% está sendo rateado para os demais usuários, então se esse benefício precisa ser controlado. Atualmente 26% dos usuários do transporte coletivo usam a meia passagem em Teresina”, explicou.

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