Fechar
GP1

Luzilândia - Piauí

Luzilândia está em estado de alerta e corre risco de inundação

O município já vinha sendo monitorado pela Defesa Civil e existe uma previsão de que até a madrugada desta quinta-feira (12), o nível da água chegue a 552 cm.

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), responsável pelo serviço geológico do Brasil, divulgou um boletim informando um aumento no nível das águas do rio Parnaíba, o que provocar uma inundação da cidade de Luzilândia, além de afetar as cidades de Teresina e Floriano.

Segundo o boletim, a cidade piauiense que está em alerta máximo é Luzilândia. O município já vinha sendo monitorado pela Defesa Civil e existe uma previsão de que até a madrugada desta quinta-feira (12), o nível da água chegue a 552 cm, sendo que quando chegar a 560 cm já deve ocorrer a inundação, dessa forma, em 24h esse valor pode ser alcançado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1 Rio Parnaíba Rio Parnaíba

“Solicitamos, portanto, que todos os órgãos competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos, ressaltando que, mantidas as condições meteorológicas de chuvas consideráveis na região norte do Estado do Piauí, é possível que o nível de inundação seja alcançado nas próximas 24 horas”, informou.

A vazão na Barragem Hidroelétrica de Boa Esperança vai aumentar o nível da água do rio Parnaíba, afetando a cidade de Floriano nas próximas horas, podendo ocorrer um aumento de até 64 cm. Já em Teresina e Timon, deverá ocorrer uma elevação de 33 cm, chegando a 474 cm nas próximas horas, mas para as cidades ficarem em alerta, o nível da água deve ficar em 490 cm. Já no rio Poti também deverá ocorrer um aumento no nível do rio ainda nesta quinta.

“As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM)”, informou.

Confira o boletim na íntegra:

Prezados,

Encaminho boletim extraordinário emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba em 11/04/2018 às 17:10 h.

Informamos que o posto fluviométrico de Luzilândia continua a apresentar níveis acima da cota de alerta (500 cm) com tendência de ligeira elevação do nível nas próximas 12 horas. Segundo previsões realizadas, o nível deve chegar próximo ao valor de 552 cm às 04:30 h do dia de amanhã, 12/04/2018, portanto a apenas cerca de 8 cm de alcançar a cota de inundação definida para aquela estação, 560 cm. Solicitamos, portanto, que todos os órgãos competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos, ressaltando que, mantidas as condições meteorológicas de chuvas consideráveis na região norte do estado do Piauí, é possível que o nível de inundação seja alcançado nas próximas 24 horas.

Informamos, ainda, a tendência de elevação rápida do nível d'água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú-MA e Floriano-PI nas próximas 8 h, dado o aumento significativo da vazão descarregada pela Barragem Hidroelétrica de Boa Esperança para valores da ordem de 1350 m³/s. O nível deverá subir cerca de 64 cm, devendo chegar a valores próximos de 622 cm, apesar disso ainda abaixo do nível de alerta, 680 cm.

Constatamos, também, uma pequena elevação das vazões do rio Parnaíba nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA, estando previsto que o nível d'água mantido pelo rio sofra uma elevação da ordem de 33 cm, chegando à cota 474 cm nas próximas 8 h, ainda abaixo do nível de atenção definido, 490 cm.

Em relação ao rio Poti, o nível observado em Prata do Piauí começou a regredir a partir das 11:45 h do dia de hoje, passando da cota 910 cm para 877 cm às 16:15 h. Ainda assim, é esperado um aumento do nível do rio Poti em Teresina, a medida que tal vazão comece a chegar na estação Fazenda Cantinho II. Nesta estação o nível registrado às 16:30 h era de 891 cm. Certamente o nível se elevará acima dos 9,0 m nas próximas horas, exigindo um maior cuidado por parte da Prefeitura Municipal de Teresina nas áreas marginais do rio Poti.

Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgão competentes devidamente informados. Lembramos, ainda, que os dados gerados podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Atenciosamente,

Roberto Fernandes

Pesquisador em Geociências

CPRM - Residência de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.