Fechar
GP1

Piauí

10 municípios do Piauí correm risco de alagamentos

Vitorino Tavares destacou que toda a situação está sendo monitorada e manifestou preocupação com a situação.

O diretor de Defesa Civil do Estado, Vitorino Tavares, afirmou que dez municípios estão em estado de alerta devido ao risco de alagamentos, o que deve afetar certa de 15 mil pessoas. Ele destacou que toda a situação está sendo monitorada.

Uma das preocupações é com a situação da Barragem do Bezerro em José de Freitas, que corre risco de rompimento. Vitorino explicou que o nível de água já baixou 58 cm, mas que a situação ainda é preocupante e que estão sendo realizadas obras no local após ter sido encontrada uma fissura na parede de contenção.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Barreira de contenção na Barragem do BezerroBarreira de contenção na Barragem do Bezerro

“Não diminuiu o alerta, pedimos que as pessoas evitem as áreas de riscos, mas o nível diminuiu em torno de 58 cm, e a pressão diminuiu muito, fissurado ao que havia na parede da barragem. Então essa é a situação que a gente tem. Embora tenha o risco, essas pessoas estão seguras no momento”, afirmou.

A água da barragem acaba indo também para o do rio Marataoan, o que junto com as chuvas, acaba elevando o nível de água, aumentando o risco de transbordar e assim alagar outros seis municípios. Além disso, outros rios também estão quase transbordando.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor da Defesa Civil, Vitorino TavaresDiretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares

“Estamos em alerta máximo, mas boa parte dele não quer dizer que seja pela carga da Barragem do Bezerra, mas pelo volume de chuvas que vem aumentando, constantemente e estamos observando isso. Temos o caso de Luzilândia, Joca Marques e Madeiro, onde essa carga está quase ultrapassando a cota de inundação, o que nos preocupa muito.Temos outras cidades que não tem haver aqui, como Piracuruca, onde o rio está transbordando e causando problemas”, disse.

Ele destacou que milhares de pessoas podem ser afetadas pelos alagamentos. “No Estado do Piauí temos 15 mil pessoas em alerta máximo por conta das chuvas. Mais de 8 municípios estão com esse problema. Seis municípios da região de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Barras, Esperantina e Batalha, além de Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.