Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS confirma a segunda morte por H1N1 em Teresina

O primeiro caso foi de um motorista da Sesapi, de 52 anos e o segundo de uma mulher, que faleceu no início deste mês em um hospital privado.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou na tarde desta terça-feira (15), a segunda morte devido ao vírus H1N1 em Teresina. Trata-se de uma mulher de 50 anos, que sofria de diabetes e problemas do coração.

Segundo a FMS, o primeiro óbito registrado foi de um motorista da Sesapi de 52 anos, que morreu no dia 30 e abril e foi enterrado com o caixão fechado, por conta do vírus H1N1. O segundo caso registrado foi de uma mulher que faleceu no começo desse mês em um hospital privado. A vítima tinha cerca de 50 anos, era diabética, cardiopata e pneumopata. Outros três casos suspeitos estão sendo investigados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde

Foram confirmados ainda 46 casos de H1N1 na capital desde o dia 1º de janeiro, dos quais 28 são de síndrome respiratória aguda grave (casos com necessidade de internação e notificação compulsória) e 18 casos de Síndrome Gripal (casos sem compicações) positivos para H1N1.

Ainda segundo a fundação, a novas vacinas devem ser enviadas em breve pelo Ministério da Saúde. No dia 7 de maio, foram recebidas 29.300 novas doses de vacina para gripe. Elas foram distribuídas aos postos de saúde. No último sábado (12). foi realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Teresina, o objetivo FMS é de imunizar 193.527 pessoas até o fim da campanha, que se encerra em 1º de junho.

Confira a nota da Fundação Municipal de Saúde na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde divulga hoje (15) novo boletim de dados dos casos de Gripe A cepa H1N1 em Teresina. Desde janeiro de 2018, foram confirmados 28 casos de síndrome respiratória aguda grave (casos com necessidade de internação e notificação compulsória) e 18 casos de Síndrome Gripal (casos sem compicações) positivos para h1n1, totalizando 46 casos.

Foram registrados até o momento dois óbitos em decorrência de síndrome respiratória aguda grave pelo vírus H1N1, sendo o segundo caso com uma mulher que faleceu em um hospital privado no começo do mês. Ela tinha por volta de 50 anos, era diabética, cardiopata e pneumopata. Outros três casos estão sendo investigados no momento.

Vale ressaltar que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, de notificação compulsória, acontecem entre pessoas com comorbidades, o público alvo da campanha de vacinação. Na rede pública, a vacina contra a gripe está disponível somente para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Teresina aguarda nova remessa de vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento das doses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.