Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Águas de Teresina afirma que trabalha para melhorar saneamento

“Os investimentos para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário iniciaram e, até 2020, a cidade sairá dos atuais 19,12% para 40% de domicílios atendidos com rede de coleta”, disse

A Águas de Teresina encaminhou ao GP1 uma nota de esclarecimento referente à matéria intitulada “Teresina tem um dos piores índices de coleta de esgoto do país”, que foi publicada na quinta-feira (14).

A matéria informa que um estudo realizado pelo Trata Brasil coloca a cidade de Teresina na 84ª posição no ranking geral das 100 maiores cidades do país com acesso ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Em relação apenas a coleta de esgoto, a capital piauiense tem um dos piores índices, ficando na 92ª posição, com um índice de atendimento de apenas 23,49%. No caso do tratamento do esgoto, o índice fica em 14,63%. Já em relação abastecimento de água, os dados são positivos, com 99,72% de atendimento.

  • Foto: DivulgaçãoEquipe da Águas de Teresina trabalha em melhoria de rede de abastecimentoEquipe da Águas de Teresina

Na nota a concessionária, que atende a zona urbana da capital, informou que está trabalhando para melhorar os índices. “Os investimentos para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário iniciaram e, até 2020, a cidade sairá dos atuais 19,12% para 40% de domicílios atendidos com rede de coleta e tratamento de esgotos”, informou.

Destacou ainda que está trabalhando na modernização dos sistemas de água e esgoto. “A meta contratual que disciplina a subconcessão dos serviços de água e esgoto prevê que, até o 16º ano, Teresina passe a contar com 90% de cobertura. Para chegar a esse resultado, a Águas de Teresina irá investir 80% do total de R$ 1,7 bilhão, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento”, explicou.

Confira a nota na íntegra:

Em relação à reportagem: “Teresina tem um dos piores índices de coleta de esgoto do país”, a Águas de Teresina informa que:

Os investimentos para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário iniciaram e, até 2020, a cidade sairá dos atuais 19,12% para 40% de domicílios atendidos com rede de coleta e tratamento de esgotos.

O pontapé foi dado com a obra de substituição do coletor tronco na zona Leste da cidade. A nova rede tem 600 metros de extensão e é responsável por receber esgoto e o conduzir à Estação Elevatória de Esgoto Riverside (EEE), unidade que foi modernizada e revitalizada, sendo entregue à população no começo do ano. Além dela, outras 16 unidades foram revitalizadas pela Águas de Teresina. Essas unidades bombeiam o esgoto até a estação na qual será tratado.

A Águas de Teresina está atuando na modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e o grande foco de trabalho é o esgotamento sanitário, com a implantação de mais de 800 km de rede em até cinco anos. Por isso, os projetos já começaram a ser executados e as ações serão intensificadas nos próximos anos, melhorando a saúde e qualidade de vida dos teresinenses, elevando os indicadores positivos em saneamento básico no Brasil e tornando Teresina referência no Nordeste.

Em até 5 anos, serão 472 mil pessoas beneficiadas e uma capacidade de tratamento superior a 800 litros por segundo. Para esse período, está prevista a implantação de 848 km de redes coletoras, ampliação de coletor tronco e interceptores para evitar que esgotos desaguem em áreas de proteção.

A meta contratual que disciplina a subconcessão dos serviços de água e esgoto prevê que, até o 16º ano, Teresina passe a contar com 90% de cobertura. Para chegar a esse resultado, a Águas de Teresina irá investir 80% do total de R$ 1,7 bilhão, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.