Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Docentes protestam contra desvinculação de setores do HVU da UFPI

Para o professor doutor Ney Rômulo, da UFPI, com a aprovação da resolução 008/2018 ocorrida no Conselho Universitário, a população será a mais prejudicada.

Professores, técnicos, residentes e estudantes do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram uma mobilização na tarde desta segunda-feira (25) para protestar contra uma resolução que desvincula alguns setores do Hospital Veterinário Universitário da instituição e une ao Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária.

Para o professor doutor Ney Rômulo, da UFPI, com a aprovação da resolução 008/2018 ocorrida no Conselho Universitário, a população será a mais prejudicada, pois ocorrerá mudanças drásticas no funcionamento da unidade. “Significa que sem ter o status de hospital, ele não funcionaria mais nos finais de semana, nos feriados, nos plantões 24 horas e outra: as doze áreas dos programas de residência médica veterinária que dão suporte ao hospital veterinário iriam desaparecer, porque os programas só podem ser aplicados dentro de uma estrutura denominada hospital”, informou.

  • Foto: DivulgaçãoManifestantes em frente à reitoria da UFPIManifestantes em frente à reitoria da UFPI

Além disso, com a aprovação da resolução, o atual diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) poderá indicar os chefes dos setores desvinculados ao hospital veterinário. “Para um hospital veterinário funcionar, ele tem que ter os setores específicos, como a clínica de grandes animais, reprodução animal, laboratório de parasitologia e todos os setores que compõe o complexo hospitalar do nosso hospital veterinário. Com essa resolução, ela desvincula todos esses setores que não estão no bloco de atendimento de pequenos animais e vincula esses outros setores ao Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da UFPI. Isso significa que o diretor que propôs essa mudança na resolução, que foi aprovada pelo Consun no começo do ano, fica com o poder de indicar os chefes dos setores, ou seja, ele passa a ter uma influência no hospital veterinário”, explicou o docente.

Outro lado

A assessoria de comunicação da UFPI publicou uma nota esclarecendo que o conselho aprovou a proposta apresentada pelo relator para que cheguem a uma nova resolução que atenda os interesses da instituição e da comunidade acadêmica. Foi divulgado também o que ficou acordado na reunião que ocorreu na tarde de ontem.

Confira a nota:

A administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sempre defende o que é melhor para a Instituição, não acobertando posições pessoais.

No caso do Hospital Veterinário Universitário (HVU), a postura não é diferente. Interessa a administração superior o que é melhor para o HVU, para a formação dos novos Médicos Veterinários e dos residentes.

Nesse sentido, recebeu o pedido de anulação da Resolução 008/2018 do Conselho Universitário (CONSUN) e o encaminhou ao referido Conselho.

O conselheiro escolhido para relatar a matéria ouviu as partes e, na reunião extraordinária do CONSUN, realizada na tarde de ontem, 25/06, o relator apresentou seu parecer, propondo:
1. O encaminhamento do pedido de anulação ao Conselho Diretor, instância superior ao CONSUN;
2. A suspensão da vigência da Resolução 008/2018 e
3. A retomada da discussão da proposta de resolução apresentada em 2016.

O CONSUN aprovou, na íntegra, a proposta apresentada pelo relator, abrindo, assim, o caminho para chegarmos a uma nova resolução que venha atender, da forma mais justa e ampla possível, os interesses da instituição e da comunidade acadêmica, que devem estar sempre acima de interesses pessoais ou de grupos.

Com certeza teremos um HVU mais forte, cumprindo seu objetivos de formar profissionais cada vez melhores, gerar novos conhecimentos e atender cada vez melhor a população que busca seus serviços.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.